KITS DIDÁTICOS: O QUE OS ALUNOS PENSAM SOBRE ESTE RECURSO?

Autores

  • Gabrielle Christini Costa Sant'Anna Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo
  • Elisa Mitsuko Aoyama

DOI:

https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.917

Palavras-chave:

Discentes, ensino de botânica, material didático.

Resumo

A botânica é considerada por muitos alunos e professores uma das áreas mais difíceis da biologia. Isso se deve ao fato de ser pouco explorada, e sua abordagem ser mecanicista abrangendo muitos termos e conceitos que, por vezes, não permitem que sejam feitas as conexões com seu cotidiano, resultando no desinteresse pelas plantas. Outro motivo é a falta de material de apoio para fugir das aulas predominantemente teóricas e repletas de memorização. Dessa forma, faz-se necessário repensar a forma de abordagem do conteúdo de botânica, para que o aluno se interesse pelo mesmo e não perpetue na “cegueira botânica”, possibilitando a percepção da importância das plantas no seu cotidiano. Referente às problemáticas relacionadas ao ensino e especialmente às dificuldades encontradas pelos professores ao ministrar suas aulas de botânica, os kits didáticos foram pensados e confeccionados a fim de proporcionar a esses profissionais, uma abordagem mais dinâmica ao que tange a morfologia das plantas. Os kits foram constituídos por exsicatas, coleção em via úmida e de sementes, sendo confeccionados com materiais de baixo custo e acessíveis para a replicação dos mesmos. A aplicação dos kits ocorreu de forma que os alunos puderam manipulá-los a fim de manter uma maior aproximação com o conteúdo proposto. Por meio da pesquisa qualitativa e quantitativa, foram aplicados questionários com alunos de turmas do 7º ano de duas escolas da rede pública de ensino, com o intuito de avaliar as potencialidades dos kits didáticos para o ensino de botânica. A partir dos resultados obtidos, foi possível verificar com as respostas e comportamento dos alunos, que os kits didáticos podem servir instrumentos para auxiliar as aulas de botânica.

Discentes; ensino de botânica; material didático.

Biografia do Autor

Gabrielle Christini Costa Sant'Anna, Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Espírito Santo, Centro Universitário Norte do Espírito Santo.

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Publicado

2019-01-27

Edição

Seção

Relato de Experiência