EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO ESPAÇO ESCOLAR: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1706Palavras-chave:
Educação Ambiental, Perspectiva crítica, Interdisciplinaridade, Prática pedagógica.Resumo
A Educação Ambiental (EA) é prática social pautada em reflexões, que pode contribuir para a construção da cidadania dos sujeitos e nortear ações que vão ao encontro de uma justiça socioambiental. Caracteriza-se como um tema interdisciplinar com vertentes e conceitos amplos que podem ser adotados no espaço escolar conforme a formação docente. Por vezes, a EA é desenvolvida sob uma perspectiva Conservadora, que visa apenas reduzir a ação antrópica sem discutir as suas causas. Nesse aspecto, a EA Crítica faz considerações de caráter reflexivo político para instrumentalização dos atores sociais frente às suas realidades ambientais. Neste estudo, buscamos investigar a percepção e a prática docente acerca da Educação Ambiental no espaço escolar, sobretudo na sua vertente crítica. A pesquisa, de natureza quali-quantitativa, foi desenvolvida com professores da Educação Básica das redes públicas e/ou particulares do Estado do Rio de Janeiro, a partir de um questionário on-line de natureza mista. Verificamos que grande parte dos docentes já inseriram a EA na sua prática pedagógica e destacam a importância da reflexão crítica sobre o tema, contribuindo para a formação cidadã dos discentes. Apesar do material didático não contemplar uma abordagem crítica da EA, esta vertente é conhecida pela maioria dos professores, que trabalham essa temática de diversas formas, como: projetos, exemplos, discussões políticas, e outras. Consideramos da pesquisa realizada, que os professores entendem a importância crítica atribuída à EA, e que dessa maneira, podem promover a emancipação do seu aluno.
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