EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO ESPAÇO ESCOLAR: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES

Autores

  • Clayton Tôrres Felizardo UERJ
  • Carlos Eduardo da Silva Filomeno UERJ
  • Débora de Aguiar Lage UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1706

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Perspectiva crítica, Interdisciplinaridade, Prática pedagógica.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é prática social pautada em reflexões, que pode contribuir para a construção da cidadania dos sujeitos e nortear ações que vão ao encontro de uma justiça socioambiental. Caracteriza-se como um tema interdisciplinar com vertentes e conceitos amplos que podem ser adotados no espaço escolar conforme a formação docente. Por vezes, a EA é desenvolvida sob uma perspectiva Conservadora, que visa apenas reduzir a ação antrópica sem discutir as suas causas. Nesse aspecto, a EA Crítica faz considerações de caráter reflexivo político para instrumentalização dos atores sociais frente às suas realidades ambientais. Neste estudo, buscamos investigar a percepção e a prática docente acerca da Educação Ambiental no espaço escolar, sobretudo na sua vertente crítica. A pesquisa, de natureza quali-quantitativa, foi desenvolvida com professores da Educação Básica das redes públicas e/ou particulares do Estado do Rio de Janeiro, a partir de um questionário on-line de natureza mista. Verificamos que grande parte dos docentes já inseriram a EA na sua prática pedagógica e destacam a importância da reflexão crítica sobre o tema, contribuindo para a formação cidadã dos discentes. Apesar do material didático não contemplar uma abordagem crítica da EA, esta vertente é conhecida pela maioria dos professores, que trabalham essa temática de diversas formas, como: projetos, exemplos, discussões políticas, e outras. Consideramos da pesquisa realizada, que os professores entendem a importância crítica atribuída à EA, e que dessa maneira, podem promover a emancipação do seu aluno.

Biografia do Autor

Clayton Tôrres Felizardo, UERJ

Mestrando em Ensino em Educação Básica (PPGEB/UERJ), pós-graduando em Ensino de Ciências e Biologia (CESPEB/UFRJ), graduado em Ciências Biológicas (UERJ). Possui experiência como bolsista de Iniciação Científica em Bioquímica (UFRRJ). Foi bolsista do PIBID CAPES UERJ na área de Educação Especial Inclusiva, desenvolvendo experimentos e também jogos adaptados e interdisciplinares de Biologia, Química e Física. Possui Extensão em Educação Ambiental pela UERJ. Membro do grupo de pesquisa Alfabetização Científica e o Ensino de Física, Química e Biologia na Escola Básica. Atua como Tutor Presencial do Curso de Graduação de Ciências Biológicas (UERJ/CEDERJ) das disciplinas de Introdução à Zoologia, Diversidade Biológica dos Protostomados, Diversidade Biológica dos Deuterostomados, Botânica 1, Botânica 2, e também como Professor de Biologia do Pré-Vestibular Social da UFRJ.

Carlos Eduardo da Silva Filomeno, UERJ

Doutorando em Microbiologia Médica Humana, Mestre em Biologia Humana Experimental (BHEX/IBRAG/UERJ) na linha de pesquisa reparo tecidual dentro grupo pesquisa em Esquistossomose do Departamento de Parasitologia Romero Lascasas Porto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui pós-graduação em Ensino de Ciências - Lato Sensu/DECB/UERJ (2015) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Atualmente colabora em projetos de Educação e Saúde como a Liga de Parasitologia (LiPar UERJ) e Ligados na Escola (Educação e Saúde da FCM/UERJ). Atualmente suas linhas de pesquisa tem sido Modalidades didáticas no Ensino de Ciências e Biologia, Ensino de Ciências, Doenças Negligenciadas, Esquistossomose, Co-morbidades, Histopatologia hepática, Educação em Saúde e Educação ambiental

Débora de Aguiar Lage, UERJ

Doutora em Biologia Vegetal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PGBV/UERJ), com Mestrado em Biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGB/UERJ). Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ). Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO). Participa de projetos de pesquisa e orientação na áreas de Ensino de Ciências e Biologia, Alfabetização científica, Divulgação científica e Botânica.

Downloads

Publicado

2022-01-15

Edição

Seção

Artigos Científicos