A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS SOB O OLHAR DE REUVEN FEUERSTEIN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.891

Palavras-chave:

prática docente, mediação, Reuven Feuerstein, ensino de ciências.

Resumo

Este artigo fundamentou-se nas ideias de Reuven Feuerstein, e objetivou mapear as características que compõem um professor mediador e comparar tais características com a prática pedagógica de um professor de Ciências em uma sequência de aulas das séries finais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida no município de Piraí do Sul/PR em uma turma de 8º ano e consistiu em observação da prática docente e posterior entrevista com o professor. As teorias de Reuven Feuerstein ainda são consideradas relativamente recentes no Brasil e, mais precisamente, na relação com o Ensino de Ciências. Isso se tornou um desafio ao mesmo tempo em que se apresentou como uma ferramenta em potencial para o enfrentamento do déficit educacional vivenciado. Neste momento foi observado se os critérios de mediação feuerstenianos se fizeram presentes na sequência de aulas, sem a pretensão de analisar a eficácia da prática docente deste professor, nem mesmo com aspectos diretamente relacionados ao Ensino de Ciências. Em análise preliminar, foi possível reconhecer que as ações do professor de Ciências observado podem ser consideradas, em sua maioria, como ações mediatizadas segundo os critérios de Feuerstein.

Referências

BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. In: BECKER, Fernando (Org.) Educação e construção do conhecimento. 2 ed. Porto Alegre, RS: Penso, 2012, p. 13-26.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. A influência das mudanças da legislação na formação dos professores: as 300 horas de estágio supervisionado. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p.113-122, 2001.

Ferreira, Juliene Madureira. Mediação pedagógica na educação a distância: possibilidades a partir das contribuições da abordagem de Reuven Feuerstein. 2010. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.

FREIRE-MAIA, Newton. A ciência por dentro. 6 ed. Petrópolis, RS: Vozes, 2000.

GONÇALVES, Carlos Eduardo de Souza; VAGULA, Edilaine. Modificabilidade Cognitiva Estrutural de Reuven Feuerstein: uma perspectiva educacional voltada para o desenvolvimento cognitivo autônomo. In: ANPED SUL, IX; 2012. Caxias do Sul: RS. Anais... Caxias do Sul: RS, Universidade de Caxias do Sul, 2012.

LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro RJ: UERJ, 1999.

MEIER, Marcos. O professor mediador na ótica dos alunos do ensino médio. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2004.

MORTIMER, Eduardo Fleury; SCOTT, Phil. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências, v. 7, n. 3, p. 283-306, 2002.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Ciências. Curitiba, PR: SEED/DEB, 2008.

Pisacco, Nelba Maria Teixeira. A mediação em sala de aula sob a perspectiva de Feuerstein: uma pesquisa-ação sobre a interação professor-aluno-objeto da aprendizagem. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2006.

SIGNATES, Luiz. Estudo sobre o conceito de mediação. Revista Novos Olhares, v. 1, n. 2, p. 37-49, 1998.

TÉBAR, Lorenzo. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. São Paulo, SP: SENAC, 2011.

TURRA, Neide Catarina. Reuven Feuerstein: experiência de aprendizagem mediada: um salto para a modificabilidade cognitiva estrutural. Educere et Educere, v. 2, n. 4, p. 297-310, 2007.

Downloads

Publicado

2019-01-27

Edição

Seção

Artigos Científicos