OBJETOS DE APRENDIZAGEM E O ENSINO DE MATEMÁTICA: POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i2.849

Palavras-chave:

Objetos de aprendizagem, Educação Básica, Educação Matemática, Revisão Sistemática de Literatura.

Resumo

A utilização das Tecnologias Digitais no processo de ensino e aprendizagem tem se mostrado como um meio de potencializar a aprendizagem dos alunos nas aulas de Matemática na Educação Básica. Diante dessa perspectiva, esse trabalho teve como enfoque desenvolver uma Revisão Sistemática de Literatura, a fim de identificar a importância e quais os objetos de aprendizagem para o ensino da Matemática na Educação Básica, por meio do site do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, no período de 2007 a 2016, analisando os trabalhos que estão relacionados ao tema elencado na pesquisa. De acordo com os dados, dos 156 trabalhos relacionados a Objetos de Aprendizagem, sendo que dessas consultas apenas 20 estão relacionadas com os Objetos de Aprendizagem no ensino de Matemática na Educação Básica, mostrando que apesar de inúmeras pesquisas trazerem a importância e os benefícios da utilização desses recursos no ensino de Matemática, averiguações relacionadas diretamente a área investigada ainda carecem de teses e dissertações que focalizam sua utilização nesse nível educacional.

Biografia do Autor

Caroline Kavan Bueno

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (2017) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio.

Joao Coelho Neto, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Ensino e do Centro de Ciências Humanas e da Eduacação da Universidade Estadual do Norte do Paraná - campus de Cornélio Procópio

Downloads

Publicado

2018-10-25

Edição

Seção

Artigos de Revisão