AS PLANTAS EM SALA DE AULA, IMPLICAÇÕES PARA O ESTUDO DO MEIO AMBIENTE

Autores

  • Rômulo Hohemberger Universidade Federal de Santa Maria
  • Catiane Mazocco Paniz Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul
  • Renato Xavier Coutinho Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul, RS.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2018.v9i2.828

Palavras-chave:

intervenção, meio ambiente, três momentos pedagógicos.

Resumo

Cada vez mais se debate acerca da intervenção do homem no meio ambiente, bem como os resultados dessas ações e de que forma devemos instigar o despertar da responsabilidade e o interesse em preservá-lo. Neste contexto, foi desenvolvida uma intervenção denominada “Interação entre plantas e meio ambiente”, contemplando três turmas de 6º ano, turmas 1, 2 e 3, contando com aproximadamente 62 educandos de 12 a 16 anos. O presente trabalho pretende descrever uma intervenção ambiental baseada na metodologia dos três momentos pedagógicos, tendo como objetivo sensibilizar os educandos quanto às questões ambientais, além de buscar uma maior participação destes, alicerçando-se no confronto dos conhecimentos empíricos e científicos. Foram desenvolvidas atividades práticas, como o uso de recursos multimídia, leituras textuais, discussões, observação de imagens e de espécies vegetais enfocando o tema. Como resultados identificou-se que a intervenção foi significativa para os educandos, pois estes foram presentes e questionadores durante o desenvolvimento de toda a proposta.

Biografia do Autor

Rômulo Hohemberger, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Ciências Biológicas pelos Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul. Mestrando em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde pela UFSM.

Catiane Mazocco Paniz, Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul

Licenciada em Ciências Biológicas, professora do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Renato Xavier Coutinho, Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul, RS.

Graduado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela UFSM. Professor do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul, RS.

Downloads

Publicado

2018-10-25

Edição

Seção

Relato de Experiência