A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS QUANTO A INCLUSÃO DE PESSOAS SURDAS EM SUAS AULAS

Autores

  • Camila de Fatima Sant'Ana IFRJ campus Nilópolis
  • Cláudia Ferreira da Silva Lirio IFRJ campus Maracanã

DOI:

https://doi.org/10.22407/2018.v9i3.821

Palavras-chave:

ensino de Ciências, inclusão, deficiência auditiva

Resumo

Muito se tem discutido nos meios acadêmicos a respeito da melhor ferramenta a ser utilizada para o processo de inclusão dos surdos nas instituições escolares e na sociedade. O processo de escolarização deve ser visto como uma etapa importante para o desenvolvimento do cidadão, no qual escolas regulares podem (ou não) favorecer a integração. O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção de professores de ciências sobre a inclusão de pessoas surdas em escolas regulares. Além da análise de alguns documentos referentes à inclusão de pessoas com necessidades especiais em escolas regulares, a pesquisa também foi conduzida através da aplicação de questionários específicos a grupos de professores de ciências. 90,9% dos participantes da pesquisa consideram que a presença de um intérprete de Libras em sala de aula é insuficiente para assegurar a inclusão de pessoas surdas, tanto nas aulas de ciências, quanto na comunidade escolar. As únicas formas de comunicação realizadas por esses docentes com seus alunos não ouvintes foram leitura labial e intérprete de Libras. Não houve indicação ao uso de Libras por esses professores. Sobre a forma de comunicação utilizada em sala de aula, os participantes deixam pistas reforçando a questão da falta de uma formação mais adequada dos professores para lidarem com este público. Apesar de já existirem políticas inclusivas com papel importante neste contexto, exigindo a adaptação dos profissionais em vários aspectos, observa-se que este processo tem ocorrido de forma lenta, necessitando de maior envolvimento da comunidade escolar e da população. Porém a concepção dos participantes da pesquisa é de que, apesar de existirem muitos obstáculos, estes não se mostram indiferentes a tais circunstâncias, reconhecendo que o trabalho a ser realizado para superar estes entraves deve englobar toda uma sociedade.

Biografia do Autor

Camila de Fatima Sant'Ana, IFRJ campus Nilópolis

Possuo curso técnico em Química pelo IFRJ- campus Nilópolis. Graduação em Química Licenciatura e  Química Bacharelado pela Universidade do Grande Rio; Pós-graduação (Especialização) em Química e Toxicologia Forense pela Universidade Castelo Branco e Pós-graduação (Especialização) em Ensino de Ciências com ênfase em Biologia e Química pelo IFRJ-Campus Maracanã. Atuei como Técnica em Química no Instituto Nacional de Tecnologia (INT), trabalhando no LATAB (Laboratório de tabaco e derivados) pelo projeto Petrobras, analisando petróleo e seus derivados leves e pesados por Cromatografia Gasosa, nos ensaios de Destilação Simulada e Distribuição do número de átomos de carbono no detetor FID e Determinação do teor de enxofre no detetor (SCD) por Quimiluminescência. Atuei também no LATAB no Programa de Capacitação Institucional do MCTI-PCI pelo projeto Desenvolvimento de metodologia analítica e validação para quantificação de Nitrosaminas em cigarros por CG-NCD. Dei aula de Química do petróleo para turmas do curso Petrocenter que desejavam trabalhar embarcados. Atualmente estou ministrando aulas de Química  para turmas de pré- técnico e pré- vestibular do curso Arar. Estou cursando Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências pelo IFRJ- Campus Nilópolis.

Cláudia Ferreira da Silva Lirio, IFRJ campus Maracanã

possui graduação em Engenharia Química pela UFRJ (2004), mestrado em Ciências (Ciências de Alimentos) pelo Instituto de Química da UFRJ (2006), doutorado em Ciências (Engenharia Química) pela COPPE-UFRJ (2012) e Aperfeiçoamento em Políticas Públicas de Qualificação Profissional pela UERJ (2015). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Nesta última função tem ministrado as disciplinas: Termodinâmica, Transferência de Calor e Corrosão (para o Curso Técnico em Mecânica Industrial no Campus Paracambi), Introdução a Metodologia de Projetos de Pesquisa I (para o Curso de Licenciatura em Matemática) e Experimentos e Recursos em Ensino de Química I e II (para o Curso de Especialização Lato Sensu em Ensino de Ciências com ênfase em Biologia e Química no Campus Rio de Janeiro). Colaborou junto a Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico do IFRJ. Possui experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Termodinâmica Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de hidratos de gás e sequestro de carbono, petróleo& gás natural, extração de produtos naturais, biocombustíveis e utilização de fluido supercrítico. Também tem atuado em eventos de divulgação e popularização da Ciência

Referências

BRASIL. Câmara dos deputados. PL 1690/2015. Projeto de lei sobre obrigatoriedade de intérprete de Libras. Brasília: 2015. Acesso dezembro 2016.

BRASIL. Decreto 5626. Regulamento sobre a Língua Brasileira de Sinais. Brasília: 2005. Acesso dezembro 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Libras. Lei n. 10.436 de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Brasília. Acesso agosto 2016.

BRASIL, Ministério da Educação. Programa TEC NEP. Brasília: 2016. Acesso dezembro 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 13.409 de 28 de dezembro de 2016. Dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Brasília. Acesso junho 2017.

CABÓ, Leonardo José Freire; MOURA, Verônica Leal de. Escolarização de alunos surdos na perspectiva da educação inclusiva. II Congresso Nacional de Educação. Universidade Federal do Piauí. 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, 4ª Edição, Editora Atlas, 2002.

OLIVEIRA, Fátima Inês Wolf de. A importância dos recursos didáticos adaptados no processo de inclusão de alunos com necessidades especiais. Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Campus de Marília. 2003, v. 1, Pág. 21-24.

RESENDE, Ana Paula Cro¬sara de; VITAL, Flavia Maria de Paiva. A convenção sobre direitos das pessoas com deficiência comentada. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 2008.

SANTANA, Ana Paula. Surdez e linguagem: Aspectos e implicações neurolinguísticas. São Paulo: Plexus, 2007.

RAMOS, Ana Cristina Costa. Ensino de ciências & educação de surdos: um estudo em escolas públicas. 2011.120f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2011.

SILVA, José Claiter de Paula e; DAMASCENO, Rafael Hernani Ferreira; DOMINGOS, Maria Cristina da Silva; LEME, Hercílio Antônio Paes; PRADO, Rogério Ramos do; BERNARDES, Rosiani Corsini; ARAUJO, Elaine Cristina N. Cartilha de libras: Sinais de inclusão. Alfenas, 2010.

SOUSA, Sinval Fernandes; SILVEIRA, Hélder Eterno. Terminologias químicas em libras: a utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos. Química Nova na escola, Vol. 33, N° 1, Fevereiro 2011. Pág: 1-10.

Downloads

Publicado

2019-01-27

Edição

Seção

Artigos Científicos