A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM CONCEITUAL NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: EXPERÊNCIA EM UM CURSO INTRODUTÓRIO DE FÍSICA QUÂNTICA

Autores

  • João Ricardo Neves da Silva UEM
  • Polônia Altoé Fusinato UEM
  • Alex Lino UEM

Resumo

Neste trabalho, são apresentados os resultados de uma pesquisa envolvendo alunos de Ensino Médio, que participaram de um curso de Física Quântica introdutória. O estudo objetivou uma análise acerca da abordagem mais adequada para a introdução de assuntos da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio. Durante a preparação e ministração das aulas, foram utilizadas duas abordagens: uma conceitual, que leva em conta os aspectos históricos e experimentais das principais teorias físicas desenvolvidas na primeira década do século XX; e outra que aborda um caráter matemático simples dos fenômenos estudados. A partir daí, foi possível fazer uma comparação entre a compreensão dos alunos em ambas as abordagens. Lançando mão da aplicação de testes teóricos e do método da análise textual discursiva para análise das respostas dos alunos, pôde-se concluir que a abordagem conceitual adotada é a que apresenta melhores resultados de aprendizagem quando são tratados assuntos de Física Moderna no Ensino Médio.

Biografia do Autor

João Ricardo Neves da Silva, UEM

Graduado em Física pela UNESP, Câmpus de Presidente Prudente, aluno do Programa de Pós-Graduação Educação para a Ciência e a Matemática da UNiversidade Estadual de Maringá (UEM)

Polônia Altoé Fusinato, UEM

Doutora em Educação pela USP, atualmente professora do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Alex Lino, UEM

Graduado em Física pela UNESP, atualmente aluno do programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da UEM.

Downloads

Publicado

2011-02-13

Como Citar

Neves da Silva, J. R., Altoé Fusinato, P., & Lino, A. (2011). A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM CONCEITUAL NO ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: EXPERÊNCIA EM UM CURSO INTRODUTÓRIO DE FÍSICA QUÂNTICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 4(2), 1–8. Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/75

Edição

Seção

Relato de Experiência