GENE, PGH E CIÊNCIA EM DISCURSOS DE ACADÊMICOS DE PÓS-GRADUAÇÃO: UMA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA

Autores

  • Fernanda Peres Ramos Universidade Estadual de Maringá
  • Marcos Cesar Danhoni Neves UEM
  • Maria Julia Corazza UEM

Resumo

A história da genética apresentou grandes avanços durante sua trajetória, muitas vezes marcada por rupturas e descontinuidades. Entretanto, durante esse percurso, sucessivos modelos foram trilhados, apresentando-se em vários momentos como uma trajetória contínua de acontecimentos. Os trabalhos desencadeados, a partir da década de 1950 até o final do século XX, fomentaram entre os pesquisadores uma valorização física ao material genético, gerando uma perspectiva reducionista entre as pesquisas genômicas. Esse panorama contribuiu para o desenvolvimento do Projeto Genoma Humano (PGH), pautado na expectativa de desvendar o ‘ser humano’ e alcançar a cura de diversas doenças. As expectativas direcionadas pelo PGH, como cura de doenças e compreensão dos organismos, fomentaram a garantia de que o DNA possuísse todas as informações codificadas necessárias e suficientes para determinar características, as quais não poderiam ser alteradas, fomentando valores deterministas e reducionistas. Todavia, os resultados obtidos com o PGH, ao invés de apoiar tais valores ao trazer respostas inesperadas, desestabilizou concepções científicas pautadas em uma ciência cumulativa. Ora, diante de tais acontecimentos, algumas questões emergem: conceitos genéticos como o gene atravessam sintomas de crise ou adaptações conceituais? Nessa perspectiva, será que a relação entre as expectativas e resultados genômicos alcançaram os acadêmicos do Ensino de Ciências no século XXI? Diante disso, a presente pesquisa buscou analisar, por meio da Fenomenologia, as concepções implicitamente manifestadas nos discursos de acadêmicos do curso de Pós-Graduação de Ensino-Aprendizagem de Ciências acerca dos acontecimentos genômicos, bem como o conceito de gene e concepções de ciência desses estudantes. Tais discursos, ao trazerem suas concepções sobre possíveis rupturas, anomalias ou linearidade sobre o conceito de gene, revelaram, por conseguinte, quais valores científicos permeiam seus argumentos discursivos.

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Publicado

2011-02-11

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Seção

Artigos Científicos

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