ARTE E MATEMÁTICA: TEORIA DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E PROPOSTA TRIANGULAR

Autores

  • Simone Semmer
  • Sani de Carvalho Rutz da Silva
  • Marcos Cesar Danhoni Neves

Resumo

Tanto a teoria de registros de representação semiótica de Duval, quanto a teoria da Proposta Triangular de Barbosa evidenciam conexões entre os processos cognitivos da primeira, com as ações indicadas pela segunda. Sendo assim, este artigo objetiva apresentar e discutir a interação entre Arte e Matemática no ensino de geometria, propondo uma aglutinação de visualização, a construção e o raciocínio de Duval, com uma análise de imagens, o fazer artístico e a contextualização de Barbosa. Para tanto, inicialmente, é apresentada a teoria de Duval e sua aplicação no ensino de geometria; num segundo momento, apresenta-se a Proposta Triangular de Barbosa e suas aplicações no ensino da Arte. Perante essas apresentações, fundamentou-se a utilização conjunta das duas teorias de aprendizagem, propondo uma possível aglutinação, discutindo suas potenciais aplicações.

Palavras-chave: Teoria de registros de representação semiótica; Proposta triangular; Arte e Matemática; Geometria.

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Publicado

2014-11-04

Como Citar

Semmer, S., da Silva, S. de C. R., & Neves, M. C. D. (2014). ARTE E MATEMÁTICA: TEORIA DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E PROPOSTA TRIANGULAR. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 5(2), 19–34. Recuperado de https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/381

Edição

Seção

Artigos Científicos

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