OLIMPÍADA CIENTÍFICA COMO INFLUÊNCIA FORMATIVA NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Juliana Delucia
  • Matheus Martins da Silva
  • Brenda Carolina Estevam
  • Gabriela Carvalho Alves
  • Marcella Mazzarin Bárbara
  • Vera Aparecida Tiera
  • Jackson Gois

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.687

Palavras-chave:

olimpíada de ciências, divulgação científica, influência formativa, pibid

Resumo

Nesse trabalho apresentamos o relato de experiência de uma olimpíada de ciências realizada com o objetivo de aproximar alunos de ensino básico da universidade pública. O grupo PIBID Química da UNESP Rio Preto elaborou e executou as atividades aqui relatadas, a partir de onde coletamos dados que mostram o que chamamos de “influência formativa” das atividades. Em especial, defendemos que atividades dessa natureza devem ser elaboradas com foco mais amplo, para além da mera disputa e premiação. Percebemos que a aproximação desses alunos de ensino básico na direção da universidade tem o potencial de modificar sensivelmente suas percepções sobre ciências.

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Publicado

2018-01-23

Edição

Seção

Relato de Experiência