IMPACTOS DO USO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE GENÉTICA EM COLÉGIOS DE ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017v8i2.682

Palavras-chave:

Genética, Ensino de Biologia, Práticas Educacionais, Parceria Universidade x Escola.

Resumo

A genética passou a ser uma ciência conhecida por muitas pessoas. A mídia tem colocado a genética em evidência, atribuindo o surgimento de muitas doenças tendo o gene como o principal causador. Nas escolas as informações obtidas pela mídia passaram a despertar interesse dos estudantes. Este trabalho visou analisar os impactos causados no ambiente escolar, em função da aplicação em aulas práticas de experimentos de baixo custo em genética, em dois colégios de Ensino Médio do município de Alagoinhas, Bahia. As ferramentas usadas para o desenvolvimento do trabalho foram entrevistas com os estudantes baseadas em questionário. Os estudantes apresentaram maior conhecimento em genética após a utilização das aulas práticas. As atividades experimentais despertaram grande interesse dos estudantes e abordaram os temas de dominância, princípio mendeliano em genética humana, com uso de heredogramas, e herança quantitativa. O trabalho possibilitou contribuição para que a genética fosse melhor conhecida e interpretada pelos alunos e trouxe mudanças na dinâmica das aulas.

Biografia do Autor

Emanuel Santana, Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus II - Alagoinhas - Bahia

Depto. Ciências Exatas e da Terra - DCET; Biologia/Especialização em Biotecnologia/Mestrado em Genética de Microorganismos/Doutorado em Biotecnologia.

Cláudia Regina teixeira de Souza, Universidade do Estado da Bahia- UNEB

Departamento de Ciências Exatas e da Terra - DCET II/Biologia

Sheila Fernandes Sampaio, Universidade do Estado da Bahia

DCET - Depto Ciências Exatas e da Terra/Biologia

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Publicado

2018-01-23

Edição

Seção

Artigos Científicos