EXPERIMENTO EM TUBO SONORO: APRENDENDO A USAR O SWEEP GEN COM O TUBO DE KUNDT
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.680Palavras-chave:
Tubo de Kundt, Acústica, Ensino de física.Resumo
O professor ao trabalhar com o método investigativo por experimentação na sua pratica docente se vale de uma ferramenta valiosa e ainda diferenciada. A experimentação deve proporcionar aos alunos uma alternativa para aproxima-los de conceitos importantes da física, contribuindo assim, para suas formações científica e cidadã, no sentido de serem reflexivos e darem significado aos fenômenos da natureza e da tecnologia que o cerca ao findar seu ciclo na escola básica. Para tal feito, o professor precisa auxiliar para que os alunos obtenham uma aprendizagem ligada aos seus conhecimentos prévios. Os novos conhecimentos se relacionam de forma específica com aqueles já trazidos a criar uma nova base de conhecimentos. A aplicação do experimento ocorreu numa intervenção numa turma de terceiro ano do ensino médio em que foram analisados os efeitos da estratégia experimental na aprendizagem de conceitos físicos associados à acústica. Os alunos trabalharam com o tubo de Kundt para obter as grandezas físicas associadas à esse experimento. Buscou-se melhorar nesta atividade aspectos ligados ao roteiro para o desenvolvimento da prática experimental e que ainda não tinham sido trabalhos em outras pesquisas. Os alunos aprenderam a usar o programa Sweep Gen, um software livre que é usado para gerar frequências sonoras dentro do tubo. Como resultado, percebeu-se que a atividade contribui para o entendimento dos conceitos físicos pretendido em um determinado conjunto de aulas.Downloads
Publicado
2018-05-08
Como Citar
dos Santos, L. F. F., & de Oliveira, A. L. (2018). EXPERIMENTO EM TUBO SONORO: APRENDENDO A USAR O SWEEP GEN COM O TUBO DE KUNDT. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 8(3), 145–156. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2017.v8i3.680
Edição
Seção
Relato de Experiência
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477
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