EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: A VISÃO DE DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS DO SUL FLUMINENSE

Autores

  • Ronaldo Figueró Pereira Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) / Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) / Avenida Paulo Erlei de Abrantes, 1325, Prédio 8, 2º andar, Três Poços, Volta Redonda / RJ. Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) / Laboratório de Biotecnologia Ambiental / Avenida Manuel Caldeira de Alvarenga, 1203, Prédio 2, Campo Grande, Rio de Janeiro / RJ.
  • Marcelo Paraíso Alves Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) / Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) / Avenida Paulo Erlei de Abrantes, 1325, Prédio 8, 2º andar, Três Poços, Volta Redonda / RJ. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) Campus Volta Redonda/ Rua Antônio Barreiros, 212, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda – RJ.
  • Nair Dias Paim Baumgratz Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira - IFF/Fiocruz

Resumo

RESUMO

 

A presente pesquisa objetiva compreender a relação entre a Educação Ambiental e as disciplinas do currículo formal, analisando a visitação escolar no Parque Nacional do Itatiaia (PNI). A relevância deste trabalho está no fato de sugerir caminhos que efetivem a aprendizagem do aluno de forma dinâmica e prazerosa. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, questionários aplicados a docentes do sexto ao nono ano do ensino fundamental de Resende e Barra Mansa. Como critério de inclusão foram escolhidas escolas públicas que visitaram a Unidade de Conservação no primeiro semestre de 2013. Os resultados demonstraram que a fragmentação do ensino esteve presente na maioria das respostas, seguido pelo entendimento de que áreas protegidas como o PNI são redutos quase que exclusivo das ciências naturais, limitando a integração dos diferentes saberes e reduzindo a percepção da problemática ambiental. Assim sendo, concluiu-se que estratégias para o exercício da educação ambiental no Museu Regional da Fauna e Flora e a Trilha do lago Azul estimulam a construção de conhecimentos e articulam as modalidades de ensino formal e não formal.

 

Palavras-chave: educação ambiental crítica; ensino fundamental; Parque Nacional do Itatiaia.

Biografia do Autor

Ronaldo Figueró Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) / Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) / Avenida Paulo Erlei de Abrantes, 1325, Prédio 8, 2º andar, Três Poços, Volta Redonda / RJ. Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) / Laboratório de Biotecnologia Ambiental / Avenida Manuel Caldeira de Alvarenga, 1203, Prédio 2, Campo Grande, Rio de Janeiro / RJ.

Possui doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil(2010).
Professor Adjunto do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste  e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA)- UNIFOA - Volta Redonda / RJ, Brasil.

Marcelo Paraíso Alves, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) / Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) / Avenida Paulo Erlei de Abrantes, 1325, Prédio 8, 2º andar, Três Poços, Volta Redonda / RJ. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) Campus Volta Redonda/ Rua Antônio Barreiros, 212, Nossa Senhora das Graças, Volta Redonda – RJ.

Possui doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense, Brasil(2007)
Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA)- UNIFOA - Volta Redonda / RJ, Brasil e do

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ) Campus Volta Redonda / RJ, Brasil.


Nair Dias Paim Baumgratz, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira - IFF/Fiocruz

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Biológica/Licenciatura Plena - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1979). Aperfeiçoamento em Saúde e Meio Ambiente - ENSP/Fiocruz (1997) e Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do meio Ambiente - MECSMA / UNIFOA (2014). Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino - Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2016-09-13

Edição

Seção

Relato de Experiência