PRÁTICAS CORPORAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA: POSSÍVEIS INTERVENÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • Marcelo Paraiso Alves UniFOA IFRJ
  • Ronaldo Figueiró
  • Rosane Moreira Silva de Meireles

Palavras-chave:

Ensino em Ciências, Esporte na Natureza, Educação Ambiental.

Resumo

O objetivo do presente relato de experiência foi refletir sobre possíveis indícios ou sinais de práticas emancipatórias em EA no IFRJ-VR, tendo como centralidade a concepção de currículos praticados (OLIVEIRA, 2003). A metodologia se desenvolveu a partir de quatro momentos que não estão estanques, mas enredados, de forma complementar: Primeiro, a ação interdisciplinar entre os vários campos do saber (Educação Física, Filosofia, Biologia e Geografia); Segundo, os procedimentos realizados para as inserções nas Áreas de Proteção Ambiental; Terceiro, as ações metodológicas realizadas para a apreensão dos dados da pesquisa (questionários, avaliação dos seminários dos alunos, apreensão de imagens durante as visitas, os trabalhos realizados pelos alunos – vídeos temáticos e projetos aplicáveis; Por fim, a utilização do método indiciário na tentativa de captar nos instrumentos utilizados as pistas e sinais reveladores das práticas realizadas no IFRJ-VR na tentativa de estabelecer uma aproximação junto aos pressupostos da EA Crítica e em decorrência ao Conhecimento Prudente.

Biografia do Autor

Marcelo Paraiso Alves, UniFOA IFRJ

Graduação em Educação Física pela Fundação Oswaldo Aranha (1989), Pós-graduação Lato-sensu em Treinamento Desportivo (1993) pelo UniFOA, Pós-Graduação Lato-sensu em Educação Motora (1995) pelo UniFOA, Mestrado em Historia Social pela Universidade Severino Sombra (2001) e Doutorado em Educação pela UFF em 2007. Pós doutorando pela UERJ. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação física, formação profissional, esporte e história.É docente do Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA) e docente nos cursos de graduação e licenciatura em Educação Física (disciplinas de Corporeidade, Educação Física Aplicada a Educação Básica e Fundamentos Históricos da Educação Física).Desde fevereiro de 2009, está lotada no Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Volta Redonda lecionando no Curso de Automação Industrial e no Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2015-05-18

Edição

Seção

Relato de Experiência