INTERVENÇÕES METODOLÓGICA PARA AUXILIAR EDUCANDOS A COMPREENDER A ADOLESCÊNCIA E A SEXUALIDADE
Resumo
O estudo em questão foi realizado em uma escola da zona rural, do município de Araucária – Paraná, o público alvo caracterizou-se por alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental. Tendo em vista que o período da adolescência é considerado difícil, no que diz respeito à convivência e compreensão, principalmente entre pais e filhos. Buscou-se auxiliar os educandos à transpor esta fase, de forma mais amena, utilizando de diversas estratégias como leituras, palestras e construção de cartazes, que tratavam sobre sexualidade e adolescência. Tendo como principal objetivo debater questões ligadas à sexualidade em vários aspectos (biológico, cultural e social), priorizando um posicionamento crítico e reflexivo sobre o tema. A metodologia deste trabalho abrangeu diversas atividades, buscando também a interdisciplinaridade entre Ciências e Língua Portuguesa. Durante as aulas de Ciências tratou-se dos temas relacionados com as questões biológicas e fisiológicas, e, nas aulas de Língua Portuguesa, aconteceram leituras de textos diversificados, pesquisas e aprofundamentos do tema. No final do projeto concluiu-se que é função da escola informar os adolescentes sobre as questões que envolvem a adolescência. Porém, as concepções familiares determinam o direcionamento que cada adolescente dará à sua vida, pois, a maioria dos relacionamentos são de consentimento dos pais.