PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO SOBRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2591

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Novo Ensino Médio, BNCC

Resumo

Vários professores enfrentam desafios em sala de aula, que são resultantes, muitas vezes, da inadequada formação para lidar com tal realidade. O objetivo dessa pesquisa foi verificar a percepção e as principais dificuldades dos professores que atuam na educação básica pública do estado de Mato Grosso sobre a educação inclusiva e o Novo Ensino Médio (NEM). Professores colaboradores foram convidados a responder um questionário on-line, visando detectar o seu nível de confiança para atuar na educação inclusiva e nas diretrizes do NEM. Contamos com a colaboração de 62 docentes, a maioria do sexo feminino, entre 38 e 48 anos, com tempo de docência entre 11 e 15 anos. Numa escala crescente de 1 a 5, os professores, na sua maioria, consideraram o seu nível de confiança em atuar na educação inclusiva como 2 e 3 no NEM. Os colaboradores elencaram a falta de formação continuada como principal causa para suas dificuldades e registraram 7 demandas de temáticas da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Concluímos que os professores possuem grandes desafios e que consideram a formação continuada como aliada para o alcance do sucesso docente em sala de aula.

Referências

ALVES, Ruben. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 11. ed. Campinas: Papirus, 2001.

AUSUBEL, David Paul Educational psychology: a cognitive view. 1ª ed. Nova York: Holt, Rinehart and Winston. 685 p. 1968.

BAIOTTO, Cléia Rosani; SILVA, Élgion Lucio da. Ensinar Padrões de Herança Mendelianos Utilizando Caracteres Humanos. Percepção dos Professores. Contexto & Educação, v. 33, n. 105, p. 6-26, 2018.

BEZERRA, Marli de Figueiredo Bezerra; PANTONI, Rodrigo Palucci Pantoni. Formação docente para inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Médio Integrado. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, p.1-25, 2022.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 15 mar. 2023.

CASTRO, George Anderson Macedo; SANTO, Cláudia Fernandes Andrade do Espírito; BARATA, Rouziclayde Castelo; ALMOULOUD Saddo Ag. Desafios para o professor de ciências e matemática revelados pelo estudo da BNCC do Ensino Médio. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, Florianópolis, v. 15, p. 01-32, 2020.

DAINEZ, Débora; SMOLKA, Ana Luiza Bustamante. A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, p. 1-18, 2019.

DIAS, Chiara Maria Seidel Luciano; HARDOIM, Edna Lopes; CECCONELLO, Moiseis dos Santos; ARRUDA, Rafael Soares de Arruda. Indicadores qualitativos na escolarização de estudantes com transtorno do espectro autista no contexto da educação inclusiva. Revista Educação Especial. Santa Maria, RS. v.35, 2022.

DOBZHANSKY, Theodosius. Nothing in biology makes sense except in the light of Evolution. The American Biology Teacher, v. 35, n. 3, p. 125-129, 1973.

FERRAZ, Roselane Duarte. A BNCC e os desafios aos profissionais da docência: debates necessários. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v. 7, p.95-111, 2019.

FREIRE, Paulo (1997) Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Edit Paz e Terra, 76 p. 1997.

FREITAS, Monte Fabrício.; SILVA, João Alberto da; LEITE, Maria Cecília Loera. Diretrizes invisíveis e regras distributivas nas políticas curriculares da nova BNCC. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 857 - 870, 2018.

GOMES, Mike Ceriani de Oliveira. A função do “Novo” Ensino Médio na lógica do capital: estratificação, perspectivas e resistências. Práxis Educativa, vol.17, p.1-16, 2022.

GUISO, Luciane; GESSER, Marivete. Sentidos atribuídos pelos professores de séries iniciais aos desafios na carreira docente. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1-18, 2019.

JUNGES, Fábio Cesar; KETZER, Charles Matin; OLIVEIRA, Vânia Maria Abreu de. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educ. Form., [S. l.], v. 3, n. 9, p. 88–101, 2018.

MAYR, Ernst. (1988). O desenvolvimento do pensamento biológico. Brasília: UNB.

NOFFS, Neide de Aquino. A formação e regulamentação das atividades em Psicopedagogia. Revista Psicopedagogia, v. 33, n.100. p.110-120, 2016.

PEIXOTO, Clovis Pereira; ALMEIDA, Ademir Trindade; SANTOS, Jamile Maria da Silva dos.; POELKING, Viviane Guzzo de Carli; OLIVEIRA, Ellen Rayssa.(Organizadores). (2020) Curso de Fisiologia vegetal. Cruz das Almas, BA: UFRB. 218p.

PESSIN, Lara Rodrigues; NASCIMENTO, Marcelo Trindade. (2010). A Importância das Aulas Práticas no Ensino de Botânica, a Partir do Processo de Ensino e Aprendizagem em Aulas e Atividades Teórico Práticas. In: Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica, 2, 2010, Rio de Janeiro. Anais Rio de Janeiro: UFF.

PORTO, Maria de Lourdes Oliveira; CHAPANI, Daisi Teresinha. Abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) e Formação de Professores: Possíveis relações e questionamentos. In: X Colóquio Nacional e III Internacional do Museu Pedagógico: A produção do conhecimento no Limiar do século XXI: Tendências e conflitos. Vitória da Conquista. Produção do conhecimento no limiar do século XXI: tendências e conflitos. Vitória da Conquista, 2013.

RIBEIRO, Rayane Brandão; JUNIOR, Valdir Machado da Costa. PAULINI, Fernanda. A importância da formação dos professores em educação sexual para o novo ensino médio. Redoc, v. 7 n. 1, p. 1-22, 2023.

SANTOS, Juanice Pereira; NETO, Daniel Rodriguez Silva Luz; SOUSA, Maria Solange Melo de. Desafios na prática educativo na educação básica: concepções dos professores sobre a inclusão de alunos com deficiência intelectual. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 3, n. 9, p. 1-25, 2022.

SANTOS, Larissa Saraiva dos; MOTA, Bruna Germana Nunes. Os desafios do professor para as práticas inclusivas de alunos com Síndrome de Down nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Educação & Ensino, v. 5, n. 1, 2021.

SIMÕES, Maria Cristina Dancham; JUNIOR, Carlos Antônio Giovinazzo. Os limites da formação docente e a educação das pessoas com deficiência nas licenciaturas. Revista FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 26, n. 50, p. 49-61, 2017.

SILVA, Gisele Ruiz Silva. Profissão professor: modos de gerenciar a docência em tempos de inclusão. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 41, p. 179-189, 2014.

SILVA, Lázara Cristina da. Formação de professores: desafios à educação inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v.10, n. exp. p. 691-701, 2015.

SILVA, Maria Juliana; SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini; NUNES, João Vicente Coffani. O que dizem os professores das escolas públicas de Maceió sobre o ensino de botânica? V Enebio e II Erebio Regional; Revista da SBEnBio, n. 7, 2014.

SILVA, Yara Fonseca de Oliveira; GRANEMANN, Jucelia Linhares; A formação de professores no estado de Goiás: o desafio da educação inclusiva. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 13, n. 1, p. 59–76, 2017.

SOUZA, Francelyr Queiroz de; PAIXÃO, Germana Costa; MENEZES, Jones Baroni Ferreira de Menezes. Desafios e anseios do ser professor: uma perspectiva de professores em formação. Ensino em Foco, v.3, n.6, p. 32-46, 2020.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 323 p., 2014.

TOWATA, Naomi; URSI, Suzana; SANTOS, Déborah Yara Alves Cursino. Análise da percepção de licenciandos sobre o “ensino de botânica na educação básica. III ENEBIO & IV EREBIO – Regional 5 V Congresso Ibero-americano de Educación en Ciências Experimentales, Revista da SBEnBio – n. 3, 2010.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Pachceo, Z. A. D., & Hardoim, E. L. (2024). PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO SOBRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DO NOVO ENSINO MÉDIO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152591. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2591

Edição

Seção

Artigos Científicos