TÉCNICAS NUCLEADORAS COMO FERRAMENTAS PARA RESTAURAÇÃO AMBIENTAL E LETRAMENTO ECOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2588Palavras-chave:
Restauração Ecológica; Técnicas Nucleadoras; Conscientização Ambiental; Letramento Ecológico; Floresta Estacional Semidecidual.Resumo
Os crescentes problemas ambientais e seus impactos negativos nos diversos ecossistemas tornam fundamentais ações de recuperação de áreas degradadas. Um dos aspectos indispensáveis para esta recuperação é o sentimento de pertencimento e dependência dos indivíduos nos ecossistemas naturais. Por esta razão, promover atividades que buscam a restauração de ecossistemas e ao mesmo tempo promovem a consciência ambiental é essencial. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi aplicar técnicas de nucleação visando a restauração de uma área degradada de floresta estacional semidecidual nas dependências do Parque Estadual Costa do Sol (PECS) e da Área de Proteção Ambiental do Pau-Brasil (APA do Pau-Brasil), fazendo destas intervenções ferramentas não-formais de ensino e conscientização ambiental. Neste relato, elencamos as ações empregadas e os desdobramentos que a utilização dessas estratégias no bioma em que a comunidade escolar está inserida pode trazer à educação, já que a relação entre o conteúdo e o cotidiano aproxima, justifica e favorece o saber científico e o letramento ecológico, facilitando o processo de ensino-aprendizagem, sensibilização e pensamento crítico dos envolvidos. As técnicas de nucleação empregadas apresentaram resultado positivo na restauração da vegetação nativa no período inicial de sete meses. A partir destes resultados, elencamos diversos temas de Biologia e Ecologia que podem ser utilizados durante as práticas de nucleação. Com o estabelecimento de núcleos ao longo do tempo, poderemos observar um gradiente do núcleo mais antigo (de maior porte) para o mais recente (de menor porte), visualizando a paisagem como se fosse um filme, o que contribuirá para sua proposta como ferramenta didática.
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