AFETIVIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2527Palavras-chave:
dimensão afetiva, educação científica, ensino e aprendizagemResumo
Na contramão da concepção ocidental dicotômica que polarizou, durante muito tempo, racionalidade e afetividade como paradigmas isolados, empreendemos uma discussão que se fundamenta na estreita relação entre a cognição e a aprendizagem, a partir das interações que são estabelecidas entre professor de ciências e estudante, especificamente, os estudantes com deficiência. Essa importância decorre das contribuições positivas da dimensão afetiva nos processos cognitivos, de ensino e de aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho foi mapear as pesquisas publicadas no contexto nacional e internacional que tratam da afetividade e da inclusão no ensino de ciências. Utilizamos os princípios da pesquisa qualitativa, conforme a abordagem da revisão bibliográfica sistemática. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. As pesquisas localizadas foram estudadas a partir dos descritores: foco temático, abordagem metodológica e compreensão da afetividade. Os dados revelam a pouca incidência de pesquisas que entrelaçam os três campos (Afetividade; Ensino de Ciências; Inclusão), entretanto, sinalizam uma pequena atenção à temática nos últimos cinco anos.
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