REVISÃO SISTEMÁTICA NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE MAPAS CONCEITUAIS: PANORAMA DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2495

Palavras-chave:

Teoria da Aprendizagem Significativa, Análise qualitativa e quantitativa, Conferência Internacional sobre Mapeamento Conceitual

Resumo

Com o propósito de aprofundar o entendimento sobre a utilização dos Mapas Conceituais (MC) no ensino de Ciências da Natureza, foi realizado um estudo de Revisão Sistemática (RS), utilizando como base de dados os anais dos anos de 2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016 e 2018, da Conferência Internacional sobre Mapeamento Conceitual (CMC). As questões orientadoras da pesquisa foram: i) Qual a predominância das publicações na área de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia)?; ii) Qual o nível de ensino identificado nessas publicações?; iii) Qual o principal foco das pesquisas em cada uma das áreas?; iv) Quais referenciais teóricos prevalecem?, e v) Com qual finalidade os MC são utilizados? Inicialmente, 1007 artigos estavam disponíveis para análise, após estabelecidos os critérios de inclusão e exclusão, 142 artigos constituíram o corpus da pesquisa. As análises revelaram predominância das publicações para Ciências e Biologia e uma concentração de pesquisas direcionadas para a formação inicial em comparação à formação continuada. O referencial teórico preponderante nas publicações foi a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), consolidando-se como a principal referência nas pesquisas que abordam MC. No contexto das Ciências da Natureza, o estudo evidenciou ampla aplicação dos MC como elementos do planejamento de ensino, com destaque para material de avaliação da aprendizagem e estratégia de ensino. Ciências e Biologia se destacaram pela diversidade de utilizações bem como, exclusividade entre as áreas, na utilização dos MC como instrumento de pesquisa. Os resultados sugerem áreas específicas para investigações futuras, particularmente no que diz respeito à formação continuada e aprofundamento nas aplicações dos MC em diferentes contextos educacionais e áreas do conhecimento.

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

Kunzler, K. R., Figueira, E. P. P., Beber, S. Z. C., Kunzler, K. K., Chesca, D. S., Hennrich Junior, E. J., Miranda, P. G. e, Tambarussi, C. M., & Vasata, D. (2024). REVISÃO SISTEMÁTICA NA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE MAPAS CONCEITUAIS: PANORAMA DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152495. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2495

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Artigos de Revisão