O PRODUTO EDUCACIONAL COMO RECURSO MULTIMODAL: ANÁLISE DE PRODUTOS DIGITAIS VOLTADOS PARA O ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2491Palavras-chave:
Produto Educacional, Ensino, Semiótica, Multiletramentos, Programas profissionaisResumo
Nos programas de pós-graduação relativos à área de Ensino observamos a obrigatoriedade do desenvolvimento de produtos educacionais, tanto nos mestrados quanto nos doutorados profissionais. No desenvolvimento de tais objetos, observamos que há a possibilidade de utilização de variados tipos de mídias digitais, assim como os diversos elementos semióticos (sons, cores, imagens) relativos à esta esfera, o que contribuiria diretamente para estabelecer processos mais dialógicos de aprendizagem, fato este que exige fundamentação teórica e metodológica por parte dos desenvolvedores dos produtos, que apreenda o ethos social e informacional contemporâneo. Visando responder a tal contexto, este artigo visa indicar por meio de uma abordagem interdisciplinar, a semiótica multimodal e a pedagogia dos multiletramentos podem constituir uma metodologia de análise qualitativa de produtos educacionais. Após expor as relações entre a semiótica multimodal e a pedagogia dos multiletramentos com a pesquisa em Ensino, serão propostas categorias por meio de uma matriz de análise, a partir da qual investigaremos as características multimodais que variados produtos educacionais possuem, e que constituem eventos expressivos de letramento científico, voltado para a reflexão crítica acerca de questões sociocientíficas no ensino de física. Verificamos que os produtos educacionais analisados mobilizam diferentes estratégias relativas à organização semiótica dos conteúdos apresentados, e que dispõe aos educadores recursos que se situam além daqueles estabelecidos em sala de aula formal.
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