REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2424Palavras-chave:
TDICS. Representações Sociais. Práticas Educativas. Direitos humanos.Resumo
Este artigo apresenta a pesquisa realizada com professores da rede de ensino do estado de São Paulo. Os objetivos envolveram conhecer e analisar representações sociais acerca do uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TIDCs) no contexto das práticas educativas em escolas públicas e privadas da educação básica. As representações sociais e a análise de discurso contribuíram para a realização do grupo focal no período pandêmico, com o recorte para os direitos humanos no processo de ensino-aprendizagem. A ênfase foi dada às narrativas de dois docentes, um da escola pública e um do ensino privado, que revelaram aspectos de desigualdade social, falta de democratização do acesso, desconhecimento e despreparo relacionados à utilização das TIDCs e insuficiência de políticas públicas. A escola pública encontra-se na periferia da experiência positiva, e a privada ocupa espaço de privilégio, desenvolvendo e incrementando o processo com inovação, adequação e superação dos desafios emergentes da nova dinâmica de ensino. As representações sociais identificadas foram justiça social, discursos de igualdade, assim como a necessidade de ressignificar a educação.
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