LIVRO DIDÁTICO, ENSINO DE CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2397

Palavras-chave:

Questões ambientais; Material didático; Ciências; Currículo.

Resumo

A Educação Ambiental tem se tornado um tema necessário ao cotidiano escolar, sendo o Livro Didático, um aliado ao currículo para potencializar o trabalho da EA. Esta pesquisa tem por objetivo analisar como as pesquisas relacionadas ao ensino de Ciências e o Livro Didático retratam a Educação Ambiental, disponibilizadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, sendo usadas as palavras: “Educação Ambiental, Livros Didáticos, Ciências e Currículo”. Foram encontradas 50 pesquisas, sendo que destas, foram selecionadas 15, as quais foram observadas com base nas três macrotendências da Educação Ambiental, a saber: conservacionista, pragmática e crítica. Dentre as 15 pesquisas analisadas, o resultado se estabeleceu em uma razão proporcional com predomínio para a conservacionista com 10 de15. Pragmática com 4 de 15 e Crítica com 1 de 15. As pesquisas que abordam o Livro Didático, indicam para a falta de temáticas ambientais e quando presentes, aparecem de forma fragmentada e descontextualizada.

Biografia do Autor

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação nas Ciências, Professora de Práticas de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Química Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). 

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Publicado

2024-03-21

Edição

Seção

Artigos de Revisão