ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PROPOSTAS DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Autores

  • Luiz Alberto de Souza Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Leandro Leandro Vasconcelos Machado de Mello Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • June Tomaz Alvim Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Lucas dos Santos Eckhard Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, (FEMASS) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Paula Carolina Vital Mattos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Amanda Barbosa Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) http://orcid.org/0000-0002-6466-3335

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2252

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Pandemia, Ensino Remoto, Secretarias de educação, Uso de vídeos.

Resumo

A pandemia de coronavírus provocou a intermitência das atividades presenciais nas escolas. Em resposta a isso, os sistemas educacionais adotaram medidas e políticas que direcionaram para o Ensino Remoto Emergencial. Neste artigo, busca-se compreender, nas ações empreendidas pelas secretarias estaduais de educação, como se deu a implementação do ensino por meio da tecnologia, sobretudo no que se refere ao uso de vídeos. Discutem-se também suas consequências gerais para a educação brasileira. Afinal, as análises aqui empreendidas resultam de um olhar sobre o quadro inicial de instauração do ensino remoto no Brasil. O estudo possui três desdobramentos investigativos: 1) análise de videoaulas; 2) investigação sobre formação continuada de professores para a produção de vídeos; 3) identificação das sugestões ou propostas das secretarias para o uso de filmes para ensinar. Os resultados apontam para o aspecto emergencial e experimental das medidas adotadas, que esbarram em problemáticas de adoção e acesso à tecnologia e de uso reflexivo das ferramentas tecnológicas empregadas.

Biografia do Autor

Luiz Alberto de Souza Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrando em Educação em Ciências e Saúde (Nutes/UFRJ). Pós-graduando em Ensino de Ciências (UERJ). Licenciado em Ciências Biológicas (UERJ). É integrante do Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde (GERAES) do Laboratório de Vídeo Educativo (LVE/UFRJ).

Leandro Leandro Vasconcelos Machado de Mello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista do Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ). 

June Tomaz Alvim, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista do Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ).

Lucas dos Santos Eckhard, Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, (FEMASS) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licenciando em Matemática pela Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FEMASS) e bolsista do Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ).

Paula Carolina Vital Mattos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduanda do curso de Ciências Biológicas: Modalidade Médica (Biomedicina) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e integrante do Laboratório de Vídeo Educativo (UFRJ)

Amanda Barbosa Lopes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista do Grupo de Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ).

Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (UFRJ). Diretor do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) e Coordenador do Laboratório de Vídeo Educativo (Nutes-UFRJ). Possui graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-10-03

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