ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PROPOSTAS DAS SECRETARIAS ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i3.2252Palavras-chave:
Políticas educacionais, Pandemia, Ensino Remoto, Secretarias de educação, Uso de vídeos.Resumo
A pandemia de coronavírus provocou a intermitência das atividades presenciais nas escolas. Em resposta a isso, os sistemas educacionais adotaram medidas e políticas que direcionaram para o Ensino Remoto Emergencial. Neste artigo, busca-se compreender, nas ações empreendidas pelas secretarias estaduais de educação, como se deu a implementação do ensino por meio da tecnologia, sobretudo no que se refere ao uso de vídeos. Discutem-se também suas consequências gerais para a educação brasileira. Afinal, as análises aqui empreendidas resultam de um olhar sobre o quadro inicial de instauração do ensino remoto no Brasil. O estudo possui três desdobramentos investigativos: 1) análise de videoaulas; 2) investigação sobre formação continuada de professores para a produção de vídeos; 3) identificação das sugestões ou propostas das secretarias para o uso de filmes para ensinar. Os resultados apontam para o aspecto emergencial e experimental das medidas adotadas, que esbarram em problemáticas de adoção e acesso à tecnologia e de uso reflexivo das ferramentas tecnológicas empregadas.Referências
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