O REENDEREÇAMENTO DE CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS ITINERANTE

Autores

  • Willian Alves Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1114

Palavras-chave:

Audiovisual, Espaço de educação não formal, Mediação, Reendereçamento.

Resumo

Apesar dos centros e museus de ciências apresentarem um crescimento quantitativo ao longo dos últimos anos, esse crescimento se manteve restrito aos grandes centros urbanos, o que faz com que as regiões periféricas continuem sem acesso a esses equipamentos culturais. Uma maneira de atingir essas regiões são os museus de ciências itinerantes. Além de se deslocarem ao interior, esses museus se caracterizam por um dinamismo quanto à forma de apresentação do conteúdo, utilizando por exemplo conteúdos audiovisuais, e quanto às formas de atuação do mediador frente a seu público, sempre diverso quanto a diversos aspectos. Este trabalho analisa a atuação de mediadores frente aos diferentes níveis de público presentes nas sessões do espaço multimídia do museu de ciências itinerante Ciência Móvel (Museu da Vida/FIOCRUZ), verificando como os mediadores realizam o reendereçamento do conteúdo a partir do endereçamento original de vídeos utilizados durante algumas de suas atividades. Para isto, foi realizada uma entrevista coletiva com um grupo de 13 mediadores, em que se buscou investigar as diferentes formas de realização da mediação para diferentes públicos. Além disso, três vídeos utilizados no espaço de ciências foram analisados para identificar seus endereçamentos, e desta forma auxiliar as discussões quanto às formas de reendereçamento empregadas pelos mediadores. Tais análises foram feitas com base nos princípios da Análise de Conteúdo. Constatou-se que os mediadores consideram as diferenças de público presentes nas sessões, realizando adaptações do conteúdo dos vídeos. Assim, quando há um público participante com diferentes faixas etárias, privilegia-se a parte mais jovem do público por meio de uma linguagem de fácil entendimento, de forma que todos possam compreender o conteúdo dinamizado durante a sessão.

Biografia do Autor

Willian Alves Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, Bacharel em Ciências Biológicas com Habilitação em Biotecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e Mestrando em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho

Professor Associado I do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do NUTES-UFRJ. É bolsista de produtividade do Cnpq e foi bolsista do programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da FAPERJ. Possui graduação em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (1995), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do NUTES-UFRJ. Foi professor auxiliar do Curso de Cinema da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência nas áreas de Educação e Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: documentário, cinema e vídeo educativos, recepção audiovisual, arquivos audiovisuais, educação em ciências e saúde

Referências

ANTUNES, Laila; DE OLIVEIRA, Adriano Dias. Análise da transposição museográfica do painel “os micróbios se reproduzem” do museu de Microbiologia – Um estudo através de mapas conceituais. VI ENEBIO e VIII EREBIO Reg. 03. Revista da SBEnBio – Nº 09. 2016

ARROIO, Agnaldo; DINIZ, Manuela Lustosa; GIORDAN, Marcelo. A utilização do vídeo educativo como possibilidade de domínio da linguagem audiovisual pelo professor de ciências. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ATAS DO V ENPEC - Nº 5. 2005

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS. Centros e museus de ciência do Brasil 2015. Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência: UFRJ. FCC. Casa da Ciência; Fiocruz. Museu da vida, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://www.casadaciencia.ufrj.br/Publicacoes/guia/Files/guiacentrosciencia2015.pdf Acessado em 01/06/2018

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CENTROS E MUSEUS DE CIÊNCIAS: Centros e museus de ciências do Brasil 2009. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência: UFRJ. FCC. Casa da Ciência: Fiocruz. Museu da Vida. 232p. 2009 Disponível em: http://www.cnpq.br/documents/10157/60e5e9d2-c549-4ff8-8569-62ed0798f567 Acessado em 24/04/2018

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes. Cap. 05: A construção Social do discurso pedagógico. 229-307. 1996.

BETETTO, Joelma Ribeiro. O uso do vídeo como recurso pedagógico: Conceitos, questões e possibilidades no contexto escolar. Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Pedagogia da UEL, Londrina-PR. 2011.

CALDAS, Graça. Mídias e Políticas públicas para a comunicação da ciência. In: PORTO, C. M; BROTAS, A. M. P; BORTOLIERO, S. T. Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, p19-36. 242p. 2011.

CASCAIS, Maria das Graças Alves; TERÁN, Augusto Fachín. Educação formal, informal e não formal na educação em ciências. Ciência em Tela. Rio de Janeiro, v. 7, p. 1-10, 2014.

CHAGAS, Isabel. Aprendizagem não formal/formal das ciências. Relações entre os museus de ciências e as escolas. Aprendizagem não formal/formal das ciências: Relações entre museus de ciência e escolas. Revista de Educação, 3 (1), 51-59.1993.

COELHO, Roseana Moreira de Figueiredo; VIANA, Marger da Conceição Ventura. A utilização de filmes em sala de aula: Um breve estudo do instituto de ciências exatas e biológicas da UFOP. Revista da Educação Matemática da UFOP, Vol 1, 2011.

CONSTANTIN, Ana Cristina Chaves. Museus interativos de ciências: Espaços complementares de educação? Revista de Ciencia y tecnologia de América – INTERCIENCIA. Vol. 26, nº 5. p195-200, 2001.

DANTAS, Willian. Ciência: Luz, Câmera e Ação! Um repertório de soluções audiovisuais para centros e museus de ciências. Monografia de especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde. IOC-FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2013.

ELLSWORTH, Elizabeth. Modos de endereçamento: uma coisa de cinema; uma coisa de educação também. In: SILVA, T. T. (Org.). Nunca fomos humanos: nos rastros do sujeito. Belo Horizonte: Autêntica, p. 7-76, 2001.

FERREIRA, Sandra Luísa de Matos Gordo. O audiovisual ao serviço da comunicação: o documentário como estratégia de comunicação-uma experiência no contexto museológico. Dissertação de mestrado em Jornalismo, Comunicação e Cultura. Instituto Politécnico de Porto Alegre, 2016

GÓMEZ, Guillermo Orozco. O telespectador frente à televisão. Uma exploração do processo de recepção televisiva. rev. Communicare. Volume 5 - Nº 1. P.27-42. 2005

GUIMARÃES, Mauro; VASCONCELLOS, Maria das Mercês N. Relações entre educação ambiental e educação em ciências na complementaridade dos espaços formais e não formais de educação. Educar em Revista, v.27 2006.

HALL, Stuart. Da diáspora. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

MAMEDE, Maíra; ZIMMERMANN, Erika. Letramento científico e CTS na formação de professores para o ensino de ciências. Enseñanza de las ciencias, n. Extra, p. 1-4, 2005.

MARANDINO, Martha et al. Educação em museus: a mediação em foco. 2008.

MARANDINO, Martha et al. A Educação Não Formal e a Divulgação Científica: o que pensa quem faz? IV Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências - ENPEC, Bauru-SP. 2004.

MARANDINO, Martha. Interfaces na relação museu-escola. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 18, n.1: p.85-100, abr. 2001.

MOREIRA, Ildeu Castro; MASSARANI, Luiza Massarani. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. In: Massarani, L. M; Moreira, I. C; Brito, F.. (Org.). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. 1 ed.Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2002, v. 1, p. 43-64.

MORLEY, David. Interpretar televisión: la audiencia de Nationwide, in MORLEY, D. Televisión, audiencias y estudios culturales. Buenos Aires: Amorrortu, 1996

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

NASCIMENTO, Ingrid Cruz; SILVA, Raquel Sousa. O papel dos recursos audiovisuais no processo de letramento e apoio à construção crítica e reflexiva do aluno. Anais do Congresso Nacional de Educação. Campina Grande – PB. 2004

OVIGLI, Daniel Fernando Bovolenta; FREITAS, Denise; CALUZI, João José. Quando os museus de ciências tornam-se espaços de formação docente. In: PIROLA, Nelson Antonio. org. Ensino de ciências e matemática, IV: temas de investigação [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 244 p. ISBN 978-85-7983-081-5.

PEREIRA, Willian Alves; REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de. Análise do conteúdo Audiovisual de um espaço não formal de ensino: Ciência Móvel – Vida e Saúde para todos. Anais do VII EREBIO Reg. 02. Pg: 1678-1689. 2017.

PEREIRA, Willian Alves; REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de. Uma pesquisa sobre o uso de materiais audiovisuais em espaços não formais de ensino. V Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Niterói-RJ. 2018

PINHEIRO, Lidiane Gomes; SOUSA, Rute Aves. Museus de Ciências: Contribuições da monitoria em espaços não formais para a formação docente. Revista da SBEnBio – nº 09 – VI ENEBIO e VIII EREBIO Regional 3. 2016.

PINTO, Simone Pinheiro. A construção do discurso da mediação humana em atividades itinerantes de divulgação da ciência. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde – NUTES/UFRJ. Rio de Janeiro, 2014.

QUEIRÓZ, Glória et al. Construindo saberes da mediação na educação em museus de ciências: o caso dos mediadores do museu de astronomia e ciências afins/Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 2, 2002.

REZENDE FILHO, Luiz Augusto Coimbra de; BASTOS, Wagner Gonçalves; PASTOR-JUNIOR, Américo Araújo; PEREIRA, Marcus Vinícius; SÁ, Márcia Bastos. Contribuições dos estudos de recepção audiovisual para a educação em ciências e saúde. Alexandria. v.8 n2, p. 143-161, 2015

RIBEIRO, Elayne Bezerra et al. O uso do vídeo como recurso didático: Percepção dos alunos de Biologia sobre a influência desse recurso para a aprendizagem. Revista da SBEnBio – nº 09 – VI ENEBIO e VIII EREBIO Regional 3. 2016.

SÁ, Rithiele Facco; PERSICH, Gracieli Dall Ostro; NETO, Luiz Caldeira Brant de Tolentino. De consumidor a provedor: a produção de recursos audiovisuais na formação inicial de professores de Biologia. Revista da SBEnBio – nº 09 – VI ENEBIO e VIII EREBIO Regional 3. 2016.

SCHRODER, Kim Christian. “Making sense of audience discourses: Towards a multidimensional model of mass media reception” European Journal of Cultural Studies, Sage: 2000.

SILBIGER, Lara Nogueira O potencial educativo do audiovisual na educação formal. In: Actas do III Sopcom, VI Lusocom e II Ibérico. Covilhã. P.375-381. 2005.

SITNIK, Michel; MOURAD, Patrícia; VISINTIN, José Antonio. O papel dos centros e museus de ciência na cultura científica no Brasil: a experiência da Estação Ciência. ComCiência, n. 142, p. 0-0, 2012.

VASCONCELOS, Flávia; LEÃO, Marcelo. A utilização de vídeos didáticos na introdução de conceitos científicos em um museu de Ciências. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2009.

WOLINSKI, Alan Eduardo et al. Por que foi mesmo que a gente foi lá? Uma investigação sobre os objetivos dos professores ao visitar o parque da ciência Newton Freire-Maia. Química nova na escola, v. 33, n. 3, p. 142-152, 2011.

Downloads

Publicado

2020-08-14

Edição

Seção

Artigos Científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)