ÁGUA: UMA PROPOSTA DE ENSINO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2109Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Água, Educação progressista, Sequência DidáticaResumo
Este artigo propõe uma sequência didática para o ensino da temática água a partir da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Fundamentada na teoria histórico-crítica e no materialismo histórico-dialético, a PHC compreende o desenvolvimento do gênero humano como movimento histórico, não linear e contraditório. Dessa forma, o ensino da água não se limita, como na pedagogia tradicional, à transmissão mecânica e descontextualizada dos conteúdos, mas fundamenta-se na construção dos conhecimentos a partir do contexto histórico, social, ambiental, político e cultural. Para tanto, utilizamos os passos descritos por Saviani e Gasparin ao proporem uma didática para a PHC baseada em cinco momentos: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Para subsidiar essa proposta, apresentamos um breve histórico das concepções, usos e conceitos relacionados à água ao longo do tempo e uma discussão acerca das questões socioambientais, a partir de uma perspectiva progressista. Buscamos assim, contribuir com um ensino que favoreça a objetivação e a apropriação para si, comprometido com a formação crítica e autônoma dos indivíduos e coletivos, capaz de promover a transformação social.
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