ÁGUA: UMA PROPOSTA DE ENSINO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2109

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Água, Educação progressista, Sequência Didática

Resumo

Este artigo propõe uma sequência didática para o ensino da temática água a partir da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Fundamentada na teoria histórico-crítica e no materialismo histórico-dialético, a PHC compreende o desenvolvimento do gênero humano como movimento histórico, não linear e contraditório. Dessa forma, o ensino da água não se limita, como na pedagogia tradicional, à transmissão mecânica e descontextualizada dos conteúdos, mas fundamenta-se na construção dos conhecimentos a partir do contexto histórico, social, ambiental, político e cultural. Para tanto, utilizamos os passos descritos por Saviani e Gasparin ao proporem uma didática para a PHC baseada em cinco momentos: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Para subsidiar essa proposta, apresentamos um breve histórico das concepções, usos e conceitos relacionados à água ao longo do tempo e uma discussão acerca das questões socioambientais, a partir de uma perspectiva progressista. Buscamos assim, contribuir com um ensino que favoreça a objetivação e a apropriação para si, comprometido com a formação crítica e autônoma dos indivíduos e coletivos, capaz de promover a transformação social.

Biografia do Autor

Débora Dutra Pinheiro Câmara, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil.

Maria de Fátima Farias, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Docente do quadro efetivo do Estado de Goiás e da Prefeitura Municipal de Goiânia, Goiás, Brasil.

Clair de Luma Capiberibe Nunes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Clair de Luma Capiberibe Nunes é Travesti, Graduada em Counicação Social e Física, Mestre Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Desenvolve pesquisas em Epistemologia Lógica, Histórica e Crítica. História da Ciência, Educação Científica, Análise Argumentativa, Física-Matemática e Teoria da Relatividade.

Wellington Pereira de Queirós, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação para a Ciência (Ensino de Física) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Bauru). Professor Adjunto II da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

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Publicado

2023-08-21

Como Citar

Dutra Pinheiro Câmara, D., Farias, M. de F., Capiberibe Nunes, C. de L., & Pereira de Queirós, W. (2023). ÁGUA: UMA PROPOSTA DE ENSINO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 14, e23142109. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2023.v14.2109

Edição

Seção

Artigos Científicos