ENSINANDO CIÊNCIAS COM PROJETO “QUÍMICA E FÍSICA NA CABEÇA” DESAFIOS PARA O 9ºANO DA REDE MUNICIPAL NO SUL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Sílvia Cristina de Souza Trajano Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro - IFRJ
  • Janaina Aparecida de Souza Moura Ferreira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1807

Palavras-chave:

ensino de ciências, alfabetização científica, ensino por projetos, experiência docente.

Resumo

É uma reflexão sobre a importância da interdisciplinaridade por meio da experiência da implantação do projeto “Química e Física na Cabeça” em turmas de 9º anos do Ensino Fundamental. O objetivo é propor, a partir de uma reflexão das práxis vivenciadas no interior da escola pública municipal, metodologias experimentadas que rompa com a concepção tradicional limitante ao ensino de Ciências crítico, promovendo uma Alfabetização Científica que permita o repensar docente e discente para a autonomia de professores e alunos e o desenvolvimento da cidadania para além da escola. O projeto foi realizado entre os anos de 2017 à 2019 em uma escola da rede municipal de Volta Redonda, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, abordando conceitos em um viés interdisciplinar. Documentos normativos para a área de Ciências da Natureza, assim como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e seus temas transversais são referências utilizadas, assim como autores que discorrem sobre o ensino de Ciências, além de periódicos, livros de importantes autores para a área de ensino, documentos institucionais e ensino foram alvos de consulta deste artigo.  Como resultados evidenciamos a importância da abordagem de diferentes atividades e experimentos para a construção de um ensino de Ciências comprometido com o desenvolvimento da autonomia e cidadania discente, tornando-o coautor de sua própria aprendizagem, realizando transposições da sala para a realidade, aprendendo significativamente. Consideramos que o projeto “Química e Física na Cabeça”, proporcionou aos participantes êxito com a proposta de uma aprendizagem ativa em atividades colaborativas, sendo uma ação pedagógica que propicia o (re)aproveitamento do conhecimento prévio, atrelado ao novo, oportunizando novas formas de ensinar e aprimorando a capacidade de aprender de professores.

Biografia do Autor

Sílvia Cristina de Souza Trajano, Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro - IFRJ

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2000); Especialista em Reengenharia e Gestão de Recursos Humano, Psicopedagogia Clínica e Escolar, Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual; Mestre em Ensino de Ciências pelo IFRJ/ Nilópolis. Atualmente é supervisora escolar do quadro efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (atuando no Campus de Paracambi); Professora-tutora dos cursos a Distância do CEDERJ - Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do RJ, nas licenciaturas em Ciências Biológicas, Ciências Física, Matemática e Pedagogia; Tutora-Coordenadora do curso de Pedagogia. Experiência nas diversas modalidades da educação formal e não formal, Treinamento e Desenvolvimento em instituições sociais.

Janaina Aparecida de Souza Moura Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Docente da Educação Fundamental, formada em Ciências Biológicas e licenciada em Pedagogia.

Referências

AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva, Lisboa: Plátano, 2003.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 136p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br//BNCC_EI_EF_110518_.pdf> Acesso em: 10 maio 2020.

CARVALHO, Rosita Edler. Removendo barreiras para a aprendizagem. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2002.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Rev. Brasileira de Educação, n. 22, p.12, jan-abr, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARCIA, Joe. A interdisciplinaridade segundo os PCN’s. Rev. de Edu. Pública, Cuiabá, v. 17, n. 35, p. 363-78, set-dez, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2.ed. São Paulo: 34, 2000 (Coleção Trans).

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2011.

_________. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8.ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

MACEDO, João Paulo Dantas. Pedagogia de Projetos no Ensino Fundamental: análise de uma experiência do PIBID Letras/Inglês da UFPB. 2017. 57.f. Monografia (Licenciatura em Letras: Port./Inglês). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2017.

RAMALHO, Priscila. John Dewey. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/john-dewey.html>. Acesso em: 16 jun. 2020.

RODRIGUES, Luiz Cláudio Pinheiro; ANJOS, Maylta Brandão; RÔÇAS, Giselle. Pedagogia de Projetos: resultados de uma experiência. Rev. Ciências e Cognição, v. 13, n.1, p. 65-71, mar. 2008.

SILVA, Luciana Pereira; TAVARES, Helenice Maria. Pedagogia de Projetos: Inovação no campo educacional. Rev. Católica, Uberlândia, v.2, n.3, p. 236-45, 2010.

Downloads

Publicado

2022-07-15

Edição

Seção

Relato de Experiência