CRITÉRIOS E ESTRATÉGIAS PARA O USO DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Ursula Raniely Souto de Oliveira Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências - Unifei
  • Jane Raquel Silva de Oliveira Universidade Federal de Itajubá (Unifei) http://orcid.org/0000-0002-7891-5820

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2022.v13i2.1805

Palavras-chave:

texto de divulgação científica, formação continuada de professores, planejamento de ensino.

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar critérios e estratégias para o uso textos de divulgação científica (TDC) adotados por professores em formação continuada no planejamento de sequências didáticas (SD). As SD foram produzidas em disciplina optativa de um programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, na qual os 17 sujeitos da pesquisa deveriam elaborar uma proposta de ensino que contemplasse o uso de TDC, explicitando seus objetivos e estratégias didáticas, bem como os critérios para seleção dos textos.  Verificamos que o principal critério para a escolha dos TDC foi a presença de temas contextualizados, embora também seja considerada a possibilidade de articular os conteúdos do TDC com o currículo escolar, bem como a presença de aspectos da natureza da ciência. Essa perspectiva de uso do TDC refletiu-se também nos objetivos didáticos propostos nas SD. As estratégias indicadas para utilização dos textos foram principalmente leitura, discussão e aplicação de questionários sobre o conteúdo do TDC. Conclui-se que os professores compreendem o TDC como recurso para abordagem de temas do currículo escolar, no intuito de favorecer a aprendizagem de conceitos, discutir relações entre ciência e sociedade, bem como abordar aspectos da natureza da ciência. No entanto, a aplicação do TDC está associada a estratégias tradicionais de ensino.

Biografia do Autor

Jane Raquel Silva de Oliveira, Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

Instituto de Física e Química - Universidade Federal de Itajubá

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

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Publicado

2022-07-15

Edição

Seção

Artigos Científicos