PODCAST: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA AULAS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Marcia Borin da Cunha UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ, Unioeste
  • Olga Maria Schimidt Ritter Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Camila da Silva Rodrigues Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Bruna Merlo de Assumpção Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1740

Palavras-chave:

literatura, proposta didática, crianças

Resumo

Podcast é um conteúdo de áudio que vem sendo bastante utilizado para apresentar discussões sobre os mais diversos assuntos e temas. No ensino de ciências, algumas propostas neste sentido têm sido veiculadas nas plataformas digitais. Este é o caso do podcast “Ciências em historinhas” do projeto COMQUÍMICA das crianças da Unioeste. Neste são narradas histórias infantis cujo enredo versa sobre assuntos de Ciências. A partir dos podcasts, elaboramos propostas didáticas relacionadas à história que está sendo narrada. É uma forma de ampliar as possiblidades do uso de um conteúdo de áudio (que instiga a imaginação das crianças), incluindo atividades práticas, experimentais, leitura de texto, audiência de vídeo, jogos e outros. Assim, o podcast se torna uma ferramenta didática, que pode ser utilizada por professores em suas aulas. Neste artigo trazemos um recorte desta proposta, apresentando as propostas didáticas elaboradas, que acompanham os episódios na forma de podcast. Todo este material (episódios e propostas) pode ser acessado no canal do projeto no YouTube.

Biografia do Autor

Marcia Borin da Cunha, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ, Unioeste

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática e do curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste, Paraná, Brasil.

Mestre, doutora e pós-doutora em Educação/Ensino de Ciências.

Olga Maria Schimidt Ritter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Docente do curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual do Paraná. Mestre e doutora em Química.

Camila da Silva Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Acadêmica do curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Bruna Merlo de Assumpção, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Acadêmica do curso de Química Licenciatura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Referências

BARBOSA, Eveline Tonelotto. Os “Donos da Imaginação”: a contação e produção de histórias promovendo o interesse e a participação de adolescentes em atividades escolares. 2017. 204p. Tese (Programa de Pós-Graduação em Psicologia), Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas-SP. Disponível em: http://tede.bibliotecadigital.puc-campinas.edu.br:8080/jspui/handle/tede/952. Acesso em: 13 ago. 2020.

CUNHA, Marcia Borin da, PERES, Olga Maria Ritter, STANZANI, Enio de Lorena. Manual COMQUIMICA das crianças: oficinas para experimentação investigativas destinadas ao ensino fundamental. Jofel: Toledo, 2013.

FABRETTI, Carlo. Alice no país das ciências: um passeio pela história da Física. Tradução: Marcos Bagno. Ilustrações Maurício Pierro. Editora Ática, São Paulo, 2013.

FRANCO, Carolina Machado dos Santos de Souza. As possibilidades do Podcast como ferramenta midiática na educação. 2008. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História), Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2008. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2719. Acesso em: 20 dez. 2020.

GROTO, Sílvia Regina; MARTINS, André Ferrer Pinto. Monteiro Lobato em aulas de ciências: aproximando ciência e literatura na educação científica. Ciência & Educação. Bauru, v. 21, n. 1, 2015, p. 219 - 238.

LIMA, Antonia Reis Ferreira. Literatura Infantil: Composição Sonora de Histórias em Podcast. 2019. Trabalho (Conclusão de Curso) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2019.

LINSINGEN, Luana Von. Alguns motivos para trazer a Literatura Infantil para a aula de Ciências. Ciência & Ensino, v. 2, n. 2, 2008. Disponível em: http://143.0.234.106:3537/ojs/index.php/cienciaeensino/article/view/190. Acesso em: 13 out. 2020.

MAKLER, Martin. Céu feito de leite. Revista ciência Hoje das crianças. Ano 18, n. 158, junho de 2005, p. 14 - 15.

MOURA, Adelina; CARVALHO, Ana Amélia A. Podcast: Potencialidades na Educação. PRISMA.COM, n. 3, 2006, p. 88 - 110.

MOREIRA. Ildeu de Castro. A cientista que ajudou a mudar o mundo. Revista Ciência Hoje das crianças. Ano 24, n. 225, julho de 2011, p. 12 – 15.

PIASSI, Luís Paulo de Carvalho. De Émile Zola a José Saramago: Interfaces didáticas entre as Ciências Naturais e a Literatura Universal. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, n. 1, 2015, p. 33 - 57.

PROJETO COMQUIMICA das crianças. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Disponível em: https://www.unioeste.br/portal/comquimica. Acesso em: 28 out. 2020.

RIGHETTI, Sabine. Excentricidade e mitificação marcam a vida de Albert Einstein. Revista ComCiencia, 2005. Disponível em: http://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/2005/03/05.shtml. Acesso em 10 set. 2020.

ROMANATTO, Mauro. Carlos; VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Alfabetização Científica: um direito de aprendizagem. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização. Caderno 08. Brasília: MEC, SEB, 2015.

SILVÉRIO, Raiana Fernanda. Quando Ciência e literatura se encontram: as potencialidades do uso de livros infantis no Ensino de Ciências. Trabalho de conclusão de curso II. Disponível em: https://www.ufjf.br/pedagogia/files/2017/12/Quando-Ci%C3%AAncia-e-literatura-se-encontram-as-potencialidades-do-uso-de-livros-infantis-no-Ensino-de-Ci%C3%AAncias.pdf . Acesso em 29/09/2020.

VYGOTSKY, Lev. Semenovitch. La imaginación y el arte em la infancia. Madrid, Edições Akal, 2009.

VYGOTSKI, Lev Semenovitch. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico livro para professores. Tradução e revisão técnica: Zóia Prestes e Elizabeth Tunes, 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

Vídeos

Canal profhelmafisica: O Martelo e a Pena - Experimento de Galileu na Lua. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HqcCpwIeiu4. Acesso em: 05 ago. 2020.

Canal do Projeto COMQUIMICA das crianças. Podcast Ciências em historinhas. Disponível em: https://www.youtube.com/results?search_query=comquimica+das+crian%C3%A7as. Acesso em: 22 dez. 2020.

Revista Ciência Hoje das crianças. “História dos seres vivos” (sugestão de vídeo). Disponível em: http://chc.org.br/acervo/historia-dos-seres-vivos/. Acesso em: 29 nov. 2020.

TARCIA, Lorena. Aprenda a fazer um telescópio caseiro. Disponível em https://minasfazciencia.com.br/infantil/2017/03/14/aprenda-a-fazer-um-telescopio-caseiro/. Acessado em: 20 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2022-01-15

Edição

Seção

Produto Educacional