ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO ESCOLAR
Resumo
Este artigo apresenta um estudo sobre a utilização de jogos didáticos (JDs) no ensino escolar visando averiguar a utilização sistemática desses jogos em escolas públicas do Ensino Fundamental no município do Rio de Janeiro. A pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2009 e 2011, e contou com a participação de 22 professores. O estudo visou como objetivo geral, investigar no âmbito da amostra das escolas visitadas e junto a professores entrevistados fora dos seus ambientes de trabalho, se os jogos didáticos são utilizados ou não como estratégia de ensino e de que forma isso é feito. A pesquisa possui um formato teórico empírico, de caráter exploratório e descritivo, desenvolvida mediante uma abordagem qualitativa. Para a interpretação e a discussão dos dados, recorreu-se aos estudos de Orlandi. Como resultado, verificou-se que não existe, por parte da maioria dos entrevistados, uma utilização sistematizada de Jogos Didáticos.
Palavras Chaves: jogos Didáticos, ensino e aprendizagem.