PROPOSTA DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS A UM BAIXO CUSTO: ADAPTAÇÃO DE NORMAS TÉCNICAS DE FÓSFOROS DE SEGURANÇA E GARRAFAS PET PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Renata Cristina Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Cabo Frio
  • Thabata de Souza Araujo Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Cabo Frio

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i4.1514

Palavras-chave:

Normas Técnicas, Aulas Experimentais, Educação Ambiental

Resumo

Há um consenso na literatura que as atividades experimentais são um importante recurso educacional, embora geralmente envolvam atividades que nem sempre têm qualquer conexão com a vida cotidiana dos alunos. Com o objetivo de contribuir para esse problema e promover a Educação Ambiental, este trabalho adaptou as regulamentações técnicas de produtos do cotidiano dos estudantes para o desenvolvimento de experimentos acessíveis. Para cumprir esse objetivo, escolhemos produtos de baixo custo e alto consumo. Além disso, foi utilizado o critério de que os materiais utilizados para os experimentos deviam ser acessíveis. A partir desses critérios, as normas “ABNT NBR 15395 - Garrafa PET soprada para refrigerantes e água - Requisitos e métodos de teste” e “ABNT NBR 13725 - Fósforos de segurança - Métodos de teste”. Foi possível criar seis atividades experimentais diferentes que são relevantes porque podem estimular a interdisciplinaridade entre ciências naturais, matemática e suas tecnologias. Além disso, é possível promover reflexões sobre a qualidade dos produtos e sua influência nos hábitos de consumo, segurança e consequências para o meio ambiente.

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Publicado

2022-01-15

Edição

Seção

Artigos Científicos