O USO DA REALIDADE VIRTUAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA REAÇÃO DE COMBUSTÃO

Autores

  • Renata Cristina Nunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Cabo Frio http://orcid.org/0000-0001-8451-6845
  • Priscila Garcia Ribeiro Furtado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Cabo Frio

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2021.v12i1.1319

Palavras-chave:

Realidade virtual, tecnologias educacionais, reação de combustão, ensino de química

Resumo

A partir da notória revolução tecnológica que temos vivido e da inserção dessas tecnologias no cotidiano de grande parte da população, tem se tornado inevitável uma reflexão sobre como estas podem ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar.  Uma das empresas que têm investido em tecnologias destinadas à educação é o Google. Tecnologias estas que vão desde plataformas que facilitam a comunicação do professor com alunos até aplicativos que colaboram com a aprendizagem do estudante dentro e fora da sala de aula. Dentre as tecnologias que têm se destacado estão os óculos de realidade virtual que proporcionam ao usuário a sensação de imersão no conteúdo que ele está visualizando, que foram desenvolvidos para serem utilizados em sala de aula. Este artigo tem o objetivo de analisar a utilização da realidade virtual através do Google CardBoard e do aplicativo Google Expedições. Os dados foram coletados durante as aulas sobre combustão utilizando as tecnologias em questão. Foram aplicados questionários contendo perguntas objetivas e dissertativas antes e após essas aulas. Participaram da atividade 18 alunos do 1º e 3º anos do Ensino Médio dos cursos técnicos integrados ao Médio de Hospedagem e Petróleo e Gás. Além disso, preencheram uma pesquisa a respeito do perfil de utilização do celular e internet. Os resultados mostraram que houve uma melhora significativa na compreensão do conteúdo após as aulas utilizando a realidade virtual; logo, a tecnologia empregada mostrou-se muito eficaz no processo de aprendizagem. O uso das tecnologias como ferramentas pedagógicas aproxima a escola do universo dos alunos nativos digitais, o que pode tornar o processo de ensino-aprendizagem mais atrativo e, no caso da Química, menos abstrato.

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Publicado

2021-04-14

Edição

Seção

Relato de Experiência