UMA ANÁLISE DO LUGAR DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIADOS EM QUÍMICA DO IFRJ CAMPUS DUQUE DE CAXIAS

Autores

  • Matheus Silva de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Vanessa de Souza Nogueira Penco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - campus Nilópolis (IFRJ - CNil)
  • Fernanda Paixão de Souza Gouveia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - campus Duque de Caxias (IFRJ - CDuc)

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1399

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Formação Inicial, Licenciatura em Química.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o lugar que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) ocupou na formação de egressos do curso de Licenciatura em Química do IFRJ – campus Duque de Caxias (IFRJ – CDuC). Sendo assim, objetivou-se entender se a unidade curricular optativa, EJA, foi cursada pelos licenciados, compreendendo assim os seus impactos formativos. Além de identificar as experiências que tiveram com a modalidade, e se tais licenciados se sentem preparados para atuar nela. Avaliando também os pensamentos que têm sobre a EJA, e se é um possível campo de atuação futura. Para realizar a análise dos objetivos propostos, a coleta de dados ocorreu a partir de questionários semi-estruturados respondidos on-line. Desta forma, com os dados obtidos, entendeu-se que a modalidade sofre um desdém dentro do curso, zarpando do caráter optativa que a unidade curricular carrega, além da falta de estímulo de disciplinas que incentivem aos licenciandos desenvolver metodologias voltadas para a modalidade, encerrando com a falta de contato prático entre licenciando e modalidade. Portanto é necessário repensar o currículo do curso, visando permitir ao licenciando uma construção de conhecimento sobre esta modalidade durante a graduação.

Biografia do Autor

Matheus Silva de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Duque de Caxias. Atualmente é mestrando em Ciência e Técnologia de Polímeros pelo Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde trabalho na área de reciclagem de elastômero, com ênfase na regeneração de pneus.

Vanessa de Souza Nogueira Penco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - campus Nilópolis (IFRJ - CNil)

Graduou-se, em 2008, em Licenciatura em Química pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (atual IFRJ). Obteve em 2011 o título de mestre em Química Inorgânica e em 2016 concluiu o doutorado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é professora de Química Geral e Ensino de Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - campus Nilópolis

Fernanda Paixão de Souza Gouveia, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - campus Duque de Caxias (IFRJ - CDuc)

Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ,2018). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEDUC) do Instituto Multidisciplinar/Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ,2011). Especialista em Raças, Etnia e Educação do Negro no Brasil (PENESB/UFF, 2004), Tem Licenciatura e Bacharelado em História pela Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-RJ/2001). Desempenhou atividades como docente em História em diferentes escolas de Educação Básica das redes pública e privada, bem como na Educação Superior, em disciplinas pedagógicas. É Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) onde exerceu atividades na Coordenação Técnico-Pedagógica também na gestão da assistência estudantil na Diretoria da Rede de Assistência Estudantil. É docente colaboradora da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação de Jovens e Adultos (EJA) deste mesmo Instituto, onde tem orientado diversos trabalhos de final de curso. Também orienta trabalhos acadêmicos ( coletivos e individuais) associados ao Grupo Tutor Acadêmico. É membro do Grupo THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde (UERJ/UFF/EPSJV) e da Rede de Pesquisadores em Políticas Públicas, Estado e Formação Humana (REDE PPPEF). Componente do Colegiado do Fórum EJA-RJ. Têm por temas de pesquisa: Ensino da história, Rede Federal, Ensino Integrado, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos, Políticas Públicas para a Juventude, Formação e Qualificação do Trabalhador.

Referências

ABREU JÚNIOR, J. M., RODRIGUES, M. G., PENCO, V. S. N. Inserção da EJA no currículo da LQ: uma proposta de pesquisa-ação na formação de professores. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 18., 2016, Florianópolis. Anais… Florianópolis: 2016.

ARROYO, M. G. Formar educadoras e educadores de jovens e adultos. In: SOARES, Leôncio (Org). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte:Autêntica / SECAD-MEC / UNESCO, 2006.

______. Lei n. 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: Fevereiro de 2019.

______. Ministério da Educação. Avaliação Nacional da Alfabetização. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2013/livreto_ANA_online.pdf>. Acesso em: 02/04/2019

______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Parecer CNE/CEB n.11/2000. Disponível em: http://confinteabrasilmais6.mec.gov.br/images/documentos/parecer_CNE_CEB_11_2000.pdf. Acesso em fevereiro de 2019.

CHAER, G.; DINIZ, R. P.; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência. Araxá, v.2, n. 7, p. 251-266, 2011.

FIGUEIREDO, Z. C. C. Formação docente em Educação Física: experiências sociais em relação com o saber. Movimento, Porto Alegre, v.1, n.1, p. 89-111, jan-abril 2004.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C.; Diretrizes de política nacional de educação de jovens e adultos. Brasília: MEC/SEF, 1994.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISITCA (IBGE). Pesquisa Nacional por amostragem de domicílios – 2014. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2014/default.shtm>. Acesso em: 15/05/2019

LACERDA, A. L.; WEBER, C.; PORTO, M. P., SILVA, R. A. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB. Florianópolis, v.13, n.1, p.130-144, jan./jun., 2008.

MACHADO, M. M.; Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança. Revista Retratos da Escola. v.2, nº2-3, p. 161-174, dez/jan 2008.

PIMENTA, S. G. Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. 2002

RIBEIRO, E. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Evidências, olhares e pesquisa em saberes educacionais. Araxá, v. 4, n. 4, p. 129-148. 2008

RIO DE JANEIRO. Primeiro semestre de 2018. Ementários das unidades curriculares obrigatórias. p. 73-123, 2019.

______. Primeiro semestre de 2018. Ementários das unidades curriculares optativas. p. 124-152, 2019.

ROQUE, N. F. Química Por Meio do Teatro. Química Nova na Escola. n. 25, p. 27-29, maio 2007.

SACCONI, L. A.; Minidicionário Sacconi. Atual, 1999. p. 534.

SANTOS, I. M.; MASSENA, E. P.; SÁ, L. P. O lugar da EJA na formação inicial de professores de Química da Bahia. 2011.

SANTOS, A. R.; VIANA, S. S.; LEAL, R. P. Estágio supervisionado: espaço tempo de formação inicial para o professor em educação de jovens e adultos. 2017. 24 p. Monografia de Especialização. Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio de Janeiro, 2017.

SELAU, B.; KRONBAUER, C. I.; PEREIRA, P. Educação Inclusiva e Deficiência Visual: Algumas Considerações. Revista Benjamin Constant. Rio de Janeiro,nº. 45, p. 5-12, abr. 2010.

Downloads

Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos Científicos