A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE CÉLULA A PARTIR DE UMA WEBGINCANA

Autores

  • William de Azevedo Pinheiro Unigranrio
  • Roberta Flavia Ribeiro Rolando Vasconcellos Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1293

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Recurso Educacional. Webgincana.

Resumo

A popularização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) encaminha a escola no sentido de inserir tais recursos em suas práticas educativas. Assim, dentre os diversos recursos de ensino existentes, destaca-se a webgincana, que consiste em um modelo de uso estruturado da internet com a finalidade de busca de informações para questões que exigem construção de conhecimento no lugar do conhecido “copia e cola”, sendo desenvolvida como um jogo de competição entre equipes.  Este trabalho teve como objetivo elaborar e aplicar uma webgincana sobre o tema Citologia a fim de validá-la como um recurso para a prática docente, no formato de um produto educacional. A pesquisa, de cunho qualitativa, foi realizada com alunos de Biologia da 1ª série do Ensino Médio de uma escola estadual localizada na cidade de Itaperuna/RJ. A estratégia metodológica baseou-se na produção e realização da webgincana. A coleta de dados foi efetuada à partir da exploração da tarefa sendo estes analisados de acordo com os critérios avaliativos estabelecidos na webgincana. Os resultados indicaram o cumprimento do jogo com êxito por todas as equipes, com a webgincana tendo proporcionado o desenvolvimento de aspectos tais como, a autonomia, a colaboração e o envolvimento ativo dos estudantes na busca pelas soluções de suas tarefas.

Biografia do Autor

Roberta Flavia Ribeiro Rolando Vasconcellos, Unigranrio

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU-MG), mestrado e doutorado em Microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências na educação básica - PPGEC e do curso de graduação em ciências biológicas da UNIGRANRIO. Atua em projetos de tecnologias educacionais, educação a distância, tutoria, produção de material didático, uso de TICs no ensino de Biologia, formação continuada de professores e, também, projetos de pesquisa com ênfase no desenvolvimento e avaliação de estratégias de ensino das ciências com o uso de metodologias ativas e recursos virtuais de aprendizagem.

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Publicado

2020-08-14

Edição

Seção

Produto Educacional