A SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA COMO UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1283Palavras-chave:
Formação continuada do professor, Ensino superior, Assimilação crítica de tecnologias, Organização do trabalho docente.Resumo
O presente trabalho objetivou destacar a importância da formação continuada para professores através de relatos de experiência vivenciados na Semana de Integração Acadêmica de uma instituição de ensino superior. Sob o recorte de oficinas temáticas voltadas à discussão de práticas docentes envolvendo tecnologias, refletiu-se sobre a atividade docente e suas especificidades, discutindo-se peculiaridades inerentes ao trabalho docente e motivos que justificam a realização de formação continuada para o docente do ensino superior. Buscou-se, nesse primeiro momento, conduzir os docentes participantes da formação a relacionarem suas práticas com as inquietações próprias do trabalho docente. Diante da reflexão inicial, realizou-se uma coleta de dados, a partir de um questionário desenvolvido, em escala de Likert, pelos docentes responsáveis pela formação e aplicado aos vinte e um docentes participantes do encontro. De posse destas informações, procedeu-se a uma breve análise quantitativa dos dados, que propiciou, aos docentes formadores, inferir conclusões a respeito das impressões do grupo estudado no tocante ao processo de formação continuada para sua atuação enquanto docente do ensino superior, o papel desempenhado pelas tecnologias em suas práticas docentes e a necessidade de se garantir uma formação adequada e atual aos docentes envolvidos sobre o uso de instrumentos tecnológicos em sala de aula, face a renovação acelerada dos saberes a partir da inserção da tecnologia no cotidiano.
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