A SEMANA DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICA COMO UM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Ana Carolina Carius Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Cíntia Chung Marques Corrêa Universidade Católica de Petrópolis
  • Thiago Leite Cabrera Pereira da Rosa Universidade Católica de Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1283

Palavras-chave:

Formação continuada do professor, Ensino superior, Assimilação crítica de tecnologias, Organização do trabalho docente.

Resumo

O presente trabalho objetivou destacar a importância da formação continuada para professores através de relatos de experiência vivenciados na Semana de Integração Acadêmica de uma instituição de ensino superior.  Sob o recorte de oficinas temáticas voltadas à discussão de práticas docentes envolvendo tecnologias, refletiu-se sobre a atividade docente e suas especificidades, discutindo-se peculiaridades inerentes ao trabalho docente e motivos que justificam a realização de formação continuada para o docente do ensino superior.  Buscou-se, nesse primeiro momento, conduzir os docentes participantes da formação a relacionarem suas práticas com as inquietações próprias do trabalho docente.  Diante da reflexão inicial, realizou-se uma coleta de dados, a partir de um questionário desenvolvido, em escala de Likert, pelos docentes responsáveis pela formação e aplicado aos vinte e um docentes participantes do encontro.  De posse destas informações, procedeu-se a uma breve análise quantitativa dos dados, que propiciou, aos docentes formadores, inferir conclusões a respeito das impressões do grupo estudado no tocante ao processo de formação continuada para sua atuação enquanto docente do ensino superior, o papel desempenhado pelas tecnologias em suas práticas docentes e a necessidade de se garantir uma formação adequada e atual aos docentes envolvidos sobre o uso de instrumentos tecnológicos em sala de aula, face a renovação acelerada dos saberes a partir da inserção da tecnologia no cotidiano. 

Biografia do Autor

Ana Carolina Carius, Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro

Doutora em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2012), mestre em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2006) e licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e professora adjunta da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), atuando nos cursos de graduação em engenharia e como professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da mesma universidade. Realiza pesquisa nos seguintes temas: ambientes educativos inovadores, tecnologia educacional, aprendizagem colaborativa, STEM, modelagem matemática e simulações numéricas.A

Cíntia Chung Marques Corrêa, Universidade Católica de Petrópolis

Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Pós-Graduação em Psicopedagogia (UFF), Supervisão e Orientação Escolar (UCP), Administração Escolar (UCAM) e Graduação em Pedagogia (UCP). Integrante do corpo docente do PPGE da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis. Atuou nas funções de gestão e orientação escolar na Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho e formação docente, currículo e formação docente.

Thiago Leite Cabrera Pereira da Rosa, Universidade Católica de Petrópolis

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ), com estadia de pesquisa na Universität Heidelberg. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Curso de Filosofia da Universidade Católica de Petrópolis. Mestre e graduado em Filosofia pela UFRJ e graduado em Comunicação Social/Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Curso de Filosofia da Universidade Católica de Petrópolis. Pesquisa principalmente os seguintes temas: Tecnologias Educacionais, Mídia e Educação, Filosofia da Tecnologia, Educação Estética, Filosofia Pragmática da Linguagem, Hermenêutica Filosófica, Fenomenologia e Idealismo Alemão.

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Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Relato de Experiência