PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1251Palavras-chave:
História em quadrinhos, Avaliação da aprendizagem, Introdução de um novo método.Resumo
O presente estudo teve como objetivo introduzir a produção de uma história em quadrinhos como método avaliativo de aprendizagem no intuito de melhorar o rendimento escolar e instigar o conhecimento autônomo. A pesquisa foi desenvolvida com 32 discentes do 9º do ensino fundamental II do Colégio da Polícia Militar Mansões Paraíso situada em Aparecida de Goiânia-Goiás. A atividade foi individual e manuscrita com a produção de histórias em quadrinhos utilizando a pesquisa realizada pelos discentes sobre o elemento químico que cada um escolheu. Dos 32 discentes que compõem a turma, apenas 1 não realizou a atividade proposta. Apresentando um resultado satisfatório com base nos critérios adotados para a avaliação. A opinião discente quanto a construção das HQs foi categórica, todos que realizaram tal atividade expressaram-se de forma positiva ao seu desenvolvimento, e sentiram-se instigados em sua produção. A atividade avaliativa alcançou claramente o objetivo proposto, desenvolvendo o senso crítico, a linguagem cientifica, a capacidade de argumentação, raciocínio e alto suficiência do discente, além da criatividade na produção.
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