PRODUÇÃO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1251

Palavras-chave:

História em quadrinhos, Avaliação da aprendizagem, Introdução de um novo método.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo introduzir a produção de uma história em quadrinhos como método avaliativo de aprendizagem no intuito de melhorar o rendimento escolar e instigar o conhecimento autônomo. A pesquisa foi desenvolvida com 32 discentes do 9º do ensino fundamental II do Colégio da Polícia Militar Mansões Paraíso situada em Aparecida de Goiânia-Goiás. A atividade foi individual e manuscrita com a produção de histórias em quadrinhos utilizando a pesquisa realizada pelos discentes sobre o elemento químico que cada um escolheu. Dos 32 discentes que compõem a turma, apenas 1 não realizou a atividade proposta. Apresentando um resultado satisfatório com base nos critérios adotados para a avaliação. A opinião discente quanto a construção das HQs foi categórica, todos que realizaram tal atividade expressaram-se de forma positiva ao seu desenvolvimento, e sentiram-se instigados em sua produção. A atividade avaliativa alcançou claramente o objetivo proposto, desenvolvendo o senso crítico, a linguagem cientifica, a capacidade de argumentação, raciocínio e alto suficiência do discente, além da criatividade na produção.

Biografia do Autor

Josiele Alves Pereira, Secretaria Estadual de Educação de Goiás

Professora da rede pública de ensino de Goias, especialista em Metodologia de Ensino de Biologia e Química e mestra em Biologia Animal pela Universidade Federal do Espirito Santo, departamento de Oceanografia.

Referências

PALHARES, Marjory. História em Quadrinhos: Uma Ferramenta Pedagógica para o Ensino de História. Paraná. Programa de desenvolvimento educacional – 2008.

SANTOS, Victor; SILVA, Fernanda; ACIOLI, Monica. Produção de Histórias em Quadrinhos na abordagem interdisciplinar de Biologia e Química. Novas Tecnologias na Educação. Vol. 10 Nº 3, dezembro, 2012.

TYLER, Ralph. (1949). Basic Principles of Curriculum and Instruction. Chicago: University of Chicago. Princípios Básicos de Currículo e Ensino. Porto Alegre: Globo. 1976.

VERGUEIRO, Valdomiro. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

Downloads

Publicado

2020-08-14

Edição

Seção

Relato de Experiência