RESENHA DO LIVRO “TEORIA QUEER: UM APRENDIZADO PELAS DIFERENÇAS”

Autores

  • Carolina Ferreira Mattos

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i3.1235

Resumo

Essa resenha tem como objetivo analisar o livro “Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças”, publicado em 2017, cujo autor, o sociólogo Richard Miskolci, transforma sua aula em um curso de direitos humanos em um livro direcionado para professores com o objetivo de introduzir noções da Teoria Queer e sua aplicabilidades no contexto escolar. Na obra encontramos três capítulos que levam o leitor numa trajetória de construção do imaginário de uma escola que seguisse um modelo queer. No primeiro capítulo, a teoria queer é situada historicamente desde seu surgimento à sua chegada no Brasil. O segundo capítulo mostra como a teoria queer foi direcionada aos estudos em educação. E o terceiro traz desafios e horizontes que podem ser trazidos por uma educação na perpectiva queer. Por fim, em anexo, aparece o texto “A guerra declarada contra o menino afeminado”, de Giancarlo Cornejo, que dialoga diretamente com as reflexões contidas no livro.

Downloads

Publicado

2020-12-14