ABORDAGEM TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR PARA AS DIFERENTES MODALIDADES NAS AULAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Sabrina Gabriela Klein Universidade Federal de Santa Maria
  • Tamine Santos Sául Professora de Ciências Naturais – Marista Santa Marta
  • Sabrina Gonçalves Marques Universidade Federal de Santa Maria
  • Catiane Mazocco Paniz Instituto Federal Farroupilha- Campus São Vicente do Sul
  • Cristiane Muenchen Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1208

Palavras-chave:

Abordagem temática, Educação Básica, Ciências da Natureza, Práticas.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar como a Abordagem Temática (AT) vem sendo trabalhada nas práticas de sala de aula na área das Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) na Educação Básica, com um olhar para as modalidades utilizadas no seu desenvolvimento. Para isso, investigou-se 48 trabalhos de eventos da área (EREBIO, SNEF e EDEQ) que possuíam o termo “Abordagem Temática”. A análise ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e resultou em duas categorias: 1. Abordagem Temática e seus diferentes vieses e 2. Outros olhares para Abordagem Temática.  Os resultados demonstram na categoria 1, um número mais expressivo de práticas classificadas somente como AT e também como Abordagem Temática Freireana (ATF) em relação às práticas voltadas à Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e articulação ATF/CTS.  Também apontam para outras perspectivas que têm surgido, na categoria 2, como Projetos Temáticos (PT), Situação de Estudo (SE), Módulos Didáticos (MD) e Sequência Didática (SD).

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Publicado

2020-08-14

Edição

Seção

Artigos de Revisão