A NATUREZA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DAS CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS: O ESTADO DO CONHECIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1102

Palavras-chave:

Controvérsias Sociocientíficas, Natureza da Ciência, Formação de Professores.

Resumo

A literatura mostra que a formação de professores de ciências deve abordar a Natureza da Ciência e uma das formas de se fazer isso é por meio das discussões de controvérsias sociocientíficas. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo analisar se e como a Natureza da Ciência é abordada nas pesquisas sobre Controvérsias Sociocientíficas que têm como escopo a formação inicial e continuada de professores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estado do conhecimento. A constituição de dados ocorreu no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e a verificação dos mesmos utilizou a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que a produção acadêmica que versa sobre a formação de professores por meio das Controvérsias Sociocientíficas é recente no Brasil e se concentra predominantemente em uma instituição. Com relação à Natureza da Ciência, encontrou-se que a maioria das pesquisas aborda apenas o fato da Ciência ser socialmente influenciada, deixando de lado as influências internalistas, as quais também são importantes.

Biografia do Autor

Carla Krupczak, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Química pela UFPR, hoje é mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR.

Joanez Aparecida Aires, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC, atualmente é professora no Departamento de Química da UFPR e professora-pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR.

Referências

ABD-EL-KHALICK, F.; LEDERMAN, N. G. Improving science teachers' conceptions of nature of science: a critical review of the literature. International Journal of Science Education, v. 22, n. 7, p. 665-701, 2000.

AZEVEDO, N. H.; SCARPA, D. L. Revisão sistemática de trabalhos sobre concepções de natureza da ciência no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 579-619, ago. 2017.

BORTOLETTO, A. Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocientífica na perspectiva do agir comunicativo. 237 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2013.

CHALMERS, A. F. O que e ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

DACORÉGIO, G. A.; ALVES, J. A. P.; LORENZETTI, L. Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 79-96, out./ dez. 2017.

FERREIRA, A. M. P.; FERREIRA, M. E. M. P. A história da ciência na formação de professores. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 2, p. 1-13, 2010.

FEYERABEND, P. K. Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

FLECK, L. Genesis and development of a scientific fact. Chicago; London: University of Chicago Press, 1981.

FLICK, U. Pesquisa qualitativa e quantitativa. In: FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 39-49.

FORATO, T. C. M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 28, n. 1, p. 27-59, abr. 2011.

GALVÃO, C.; REIS, P.; FREIRE, S. A discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professores. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 3, p. 505-522, 2011.

HERMAN, B. C. Students’ environmental NOS views, compassion, intent, and action: Impact of place-based socioscientific issues instruction. Journal of Research in Science Teaching, v. 55, p. 600-638, 2018.

IRZIK, G.; NOLA, R. A family resemblance approach to the nature of science for science education. Science Education, v. 20, n. 7, p. 591-607, jul. 2011.

KOLSTO, S. D. Scientific Literacy for Citizenship: Tools for Dealing with the Science Dimension of Controversial Socioscientific Issues. Science Education, v. 85, n. 3, p. 291-310, 2001.

AUTOR 1, Nome1; AUTOR 2, Nome 2. 2018.

KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

LAKATOS, I. La metodología de los programas de investigación científica. Madrid: Alianza, 1989.

LEDERMAN, N. G. Students’ and teachers’ conceptions of the nature of science: a review of the research. Journal of Research in Science Teaching, v. 29, n. 4, p. 331-359, 1992.

MACHADO, D. S.; RAZERA, J. C. C.; GUIMARÃES, M. A. Resultados de pesquisas sobre compreensão de natureza da ciência nos últimos anos: implicações diacrônicas acerca da formação de professores. Enseñanza de las Ciencias, n. extraordinário, p. 631-636, 2017.

MARQUES, D. M. Formação de professores de ciências no contexto da história da ciência. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 11, p. 1-17, 2015.

MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, dez. 1995.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.

MORAIS, A. M.; NEVES, I. P.; FERREIRA, S.; SARAIVA, L. A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 8-32, jan./abr. 2018.

MOURA, B. A. O que é natureza da ciência e qual sua relação com a história e filosofia da ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32-46, jan./ jun. 2014.

OKI, M. C. M.; MORADILLO, E. F. O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 1, p. 67-88, 2008.

PÉREZ, D. G.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.

PÉREZ, L. F. M.; CARVALHO, W. L. P. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, p. 1-16, Ahead of print, maio 2012.

POPPER, K. R. Conjecturas e refutações: o desenvolvimento do conhecimento científico. Coimbra: Almedina, 2006.

REIS, P. Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Interacções, n. 4, p. 64-107, 2006.

REIS, P.; GALVÃO, C. Os professores de ciências naturais e a discussão de controvérsias sociocientíficas: dois casos distintos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, n. 3, 2008.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./ dez. 2006.

SADLER, T. D.; ZEIDLER, D. L. The morality of socioscientific issues: construal and resolution of genetic engineering dilemmas. Science Education, v. 88, p. 4-27, 2004.

SANTOS; J. V. A.; ROSA, M. D.; HOFFMANN, M. B. Concepções acerca da natureza da ciência e da ética científica em estudantes e egressos de um curso de ciências biológicas. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, Santo Ângelo, v. 8, n. 1, p. 43-58, jan./jun. 2018.

SILVA, E. C. C.; AUTOR 2, Nome2. 2014.

SOUSA, P. S.; GEHLEN, S. T. Questões sociocientíficas no ensino de ciências: algumas características das pesquisas brasileiras. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 19, p. 1-22, 2017.

VALE, W. K. M.; FIRME, R. N. Análise de um processo de formação continuada de professores de ciências para a abordagem de questões sociocientíficas. Enseñanza de las Ciencias, n. extraordinário, p. 3027-3031, 2017.

WALKER, K. A.; ZEIDLER, D. L. Promoting discourse about socioscientific issues through scaffolded inquiry. International Journal of Science Education, v. 29, n. 11, p. 1387-1410, set. 2007.

ZEIDLER, D. L.; NICHOLS, B. H. Socioscientific issues: theory and practice. Journal of Elementary Science Education, v. 21, n. 2, p. 49-58, 2009.

Downloads

Publicado

2020-08-14

Edição

Seção

Artigos Científicos