A NATUREZA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DAS CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS: O ESTADO DO CONHECIMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1102Palavras-chave:
Controvérsias Sociocientíficas, Natureza da Ciência, Formação de Professores.Resumo
A literatura mostra que a formação de professores de ciências deve abordar a Natureza da Ciência e uma das formas de se fazer isso é por meio das discussões de controvérsias sociocientíficas. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo analisar se e como a Natureza da Ciência é abordada nas pesquisas sobre Controvérsias Sociocientíficas que têm como escopo a formação inicial e continuada de professores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estado do conhecimento. A constituição de dados ocorreu no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e a verificação dos mesmos utilizou a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que a produção acadêmica que versa sobre a formação de professores por meio das Controvérsias Sociocientíficas é recente no Brasil e se concentra predominantemente em uma instituição. Com relação à Natureza da Ciência, encontrou-se que a maioria das pesquisas aborda apenas o fato da Ciência ser socialmente influenciada, deixando de lado as influências internalistas, as quais também são importantes.
Referências
ABD-EL-KHALICK, F.; LEDERMAN, N. G. Improving science teachers' conceptions of nature of science: a critical review of the literature. International Journal of Science Education, v. 22, n. 7, p. 665-701, 2000.
AZEVEDO, N. H.; SCARPA, D. L. Revisão sistemática de trabalhos sobre concepções de natureza da ciência no ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 579-619, ago. 2017.
BORTOLETTO, A. Formação continuada de professores: a experiência de uma temática sociocientífica na perspectiva do agir comunicativo. 237 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2013.
CHALMERS, A. F. O que e ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.
DACORÉGIO, G. A.; ALVES, J. A. P.; LORENZETTI, L. Tendências de pesquisas em ENPECs sobre questões sociocientíficas. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 2, n. 3, p. 79-96, out./ dez. 2017.
FERREIRA, A. M. P.; FERREIRA, M. E. M. P. A história da ciência na formação de professores. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 2, p. 1-13, 2010.
FEYERABEND, P. K. Contra o método. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
FLECK, L. Genesis and development of a scientific fact. Chicago; London: University of Chicago Press, 1981.
FLICK, U. Pesquisa qualitativa e quantitativa. In: FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 39-49.
FORATO, T. C. M.; PIETROCOLA, M.; MARTINS, R. A. Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 28, n. 1, p. 27-59, abr. 2011.
GALVÃO, C.; REIS, P.; FREIRE, S. A discussão de controvérsias sociocientíficas na formação de professores. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 3, p. 505-522, 2011.
HERMAN, B. C. Students’ environmental NOS views, compassion, intent, and action: Impact of place-based socioscientific issues instruction. Journal of Research in Science Teaching, v. 55, p. 600-638, 2018.
IRZIK, G.; NOLA, R. A family resemblance approach to the nature of science for science education. Science Education, v. 20, n. 7, p. 591-607, jul. 2011.
KOLSTO, S. D. Scientific Literacy for Citizenship: Tools for Dealing with the Science Dimension of Controversial Socioscientific Issues. Science Education, v. 85, n. 3, p. 291-310, 2001.
AUTOR 1, Nome1; AUTOR 2, Nome 2. 2018.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 9. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
LAKATOS, I. La metodología de los programas de investigación científica. Madrid: Alianza, 1989.
LEDERMAN, N. G. Students’ and teachers’ conceptions of the nature of science: a review of the research. Journal of Research in Science Teaching, v. 29, n. 4, p. 331-359, 1992.
MACHADO, D. S.; RAZERA, J. C. C.; GUIMARÃES, M. A. Resultados de pesquisas sobre compreensão de natureza da ciência nos últimos anos: implicações diacrônicas acerca da formação de professores. Enseñanza de las Ciencias, n. extraordinário, p. 631-636, 2017.
MARQUES, D. M. Formação de professores de ciências no contexto da história da ciência. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 11, p. 1-17, 2015.
MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 12, n. 3, p. 164-214, dez. 1995.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2013.
MORAIS, A. M.; NEVES, I. P.; FERREIRA, S.; SARAIVA, L. A natureza da ciência na educação em ciência: teorias e práticas. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 1, p. 8-32, jan./abr. 2018.
MOURA, B. A. O que é natureza da ciência e qual sua relação com a história e filosofia da ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32-46, jan./ jun. 2014.
OKI, M. C. M.; MORADILLO, E. F. O ensino de história da química: contribuindo para a compreensão da natureza da ciência. Ciência & Educação, Bauru, v. 14, n. 1, p. 67-88, 2008.
PÉREZ, D. G.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 2, p. 125-153, 2001.
PÉREZ, L. F. M.; CARVALHO, W. L. P. Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências. Educação e Pesquisa, São Paulo, p. 1-16, Ahead of print, maio 2012.
POPPER, K. R. Conjecturas e refutações: o desenvolvimento do conhecimento científico. Coimbra: Almedina, 2006.
REIS, P. Uma iniciativa de desenvolvimento profissional para a discussão de controvérsias sociocientíficas em sala de aula. Interacções, n. 4, p. 64-107, 2006.
REIS, P.; GALVÃO, C. Os professores de ciências naturais e a discussão de controvérsias sociocientíficas: dois casos distintos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, n. 3, 2008.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./ dez. 2006.
SADLER, T. D.; ZEIDLER, D. L. The morality of socioscientific issues: construal and resolution of genetic engineering dilemmas. Science Education, v. 88, p. 4-27, 2004.
SANTOS; J. V. A.; ROSA, M. D.; HOFFMANN, M. B. Concepções acerca da natureza da ciência e da ética científica em estudantes e egressos de um curso de ciências biológicas. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, Santo Ângelo, v. 8, n. 1, p. 43-58, jan./jun. 2018.
SILVA, E. C. C.; AUTOR 2, Nome2. 2014.
SOUSA, P. S.; GEHLEN, S. T. Questões sociocientíficas no ensino de ciências: algumas características das pesquisas brasileiras. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 19, p. 1-22, 2017.
VALE, W. K. M.; FIRME, R. N. Análise de um processo de formação continuada de professores de ciências para a abordagem de questões sociocientíficas. Enseñanza de las Ciencias, n. extraordinário, p. 3027-3031, 2017.
WALKER, K. A.; ZEIDLER, D. L. Promoting discourse about socioscientific issues through scaffolded inquiry. International Journal of Science Education, v. 29, n. 11, p. 1387-1410, set. 2007.
ZEIDLER, D. L.; NICHOLS, B. H. Socioscientific issues: theory and practice. Journal of Elementary Science Education, v. 21, n. 2, p. 49-58, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Carla Krupczak, Joanez Aparecida Aires
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).