Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Brazilian Journal of Agriculture and Environmental Sciences - BJAES, criada em 2022, é uma publicação do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Pinheiral e tem como objetivo contribuir para a divulgação da produção científica cuja temática esteja relacionada às Ciências Agr´árias, Ambientais e Biológicas.

A revista possui amplo espectro, abrangendo Produção Vegetal, Produção Animal, Engenharia Agricola, Tecnologia Agroindustrial, Ciências Florestais e aplicações da ciência básica nas Ciências Agrárias, Ambientais, do Solo e Biológicas.

São aceitas para publicação contribuições originais e inéditas, teóricas ou empíricas, redigidas em português, espanhol ou inglês.

Três tipos de manuscritos podem ser submetidos: artigos de pesquisa originais, revisões e avanços técnicos. Submissões de avanços técnicos devem ter um impacto amplo na comunidade científica e não serem restritos a poucos laboratórios.

Artigos originais, revisões ou avanços técnicos são agrupados por assunto nas seguintes categorias: Engenharia Agrícola; Agroinformática; Agrometeorologia; Microbiologia Agrícola; Ciência Animal e Pastagens; Biometria, Modelagem e Estatística;  Fitotecnia; Ecologia; Entomologia; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Ciência Florestal; Genética e Melhoramento de Plantas; Fitopatologia; Fisiologia Vegetal e Bioquímica; Solos e Nutrição de Plantas; Zoologia; Educação Ambiental; Química Ambiental; Recursos Naturais e Meio Ambiente; Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade.

Artigos originais avaliados pela Comissão Editorial podem ser submetidos para avaliação por revisores especialistas no tema ou rejeitados sem revisão pelos pares.

Política de Submissão

Serão aceitos manuscritos produzidos a partir de resultados pesquisas de Iniciação Científica, Tecnológica e Docência, Dissertações e Teses ou ainda manuscritos oriundos de investigação científica que atendam o escopo desse periódico.

Periodicidade

Quadrimestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Público alvo

Comunidade acadêmica e científica nos seus diversos níveis de ensino: Técnico, Graduação e Pós-graduação (Latu e Stricto Sensu).

Taxas de Publicação

A BJAES não cobra taxas para submissão ou publicação de manuscritos.

Processo de Revisão Por Pares

Os manuscritos submetidos são primeiramente avaliados pelos editores de seção, que determinam se o trabalho está adequado ao escopo da revista e à seção a que foi submetido. Os manuscritos selecionados nesta primeira etapa, serão avaliados pelo double blind peer review, ou seja, dois revisores ad hoc de diferentes instituições da autoria avaliarão o artigo. Serão considerados trabalhos aprovados aqueles que forem recomendados por dois revisores. Em caso de conflito entre revisores, o artigo será encaminhado a um terceiro revisor. A publicação fica a critério do corpo editorial, contudo os autores receberão uma “Carta de Aceite” para fins de registro.

Copyright

Todos os autores concordam com a submissão do artigo a BJAES e a conferem uma licença exclusiva para publicar o artigo submetido na forma impressa ou eletrônica, incluindo fotografias que eventualmente sejam submetidas e selecionadas para a capa da revista. Os autores aqui garantem que o artigo é um trabalho original, não foi publicado anteriormente e não está sendo considerado para publicação na sua forma final em outro lugar, tanto em veículo impresso quanto eletrônico.

É permitida a reprodução de artigos da revista, desde que citada a fonte. É vedado o uso de matéria publicada para fins comerciais.