Controle de qualidade no recebimento de gêneros alimentícios em um Serviço de Alimentação e Nutrição hospitalar na cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Elaine Elaine Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Gisela Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Juliana Meckelburg Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Thaís Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resumo

As Unidades de Alimentação e Nutrição hospitalares (UAN) fornecem alimentação para pacientes objetivando a garantia de um aporte proteico-calórico, além de um alimento seguro, a fim de contribuir no tratamento e recuperação da saúde desses indivíduos. Para garantir uma nutrição e alimentação adequada é imprescindível o controle da qualidade dos alimentos dentro dos padrões higiênicos sanitários recomendados pelas legislações vigentes, garantindo um alimento seguro aos pacientes e evitando a ocorrência de doenças de transmissão hídrica e alimentar (DTHA).  As DTHA são um grave problema de saúde pública, sobretudo em UAN, onde os alimentos estão mais vulneráveis a contaminação pelo excesso de manipulação. Deve-se ressaltar, que as boas práticas higiênico-sanitárias são indispensáveis não só no preparo, mas também no recebimento de gêneros alimentício. Com o objetivo de realizar um diagnóstico do recebimento de gêneros alimentícios da UAN de um hospital universitário no estado do Rio de Janeiro, durante 10 dias não consecutivos foram avaliadas as condições higiênico-sanitárias dos veículos, uniformes dos entregadores, integridade das embalagens, além de validades e temperaturas da matéria-prima. Este estudo concluiu que 13,3% dos recebimentos estavam em desacordo com a legislação vigente, demonstrando que as fiscalizações precisam ser mais rigorosas principalmente em relação aos veículos de transporte de matérias-primas.

Downloads

Publicado

2024-04-05

Edição

Seção

Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos