QUALIDADE E AUTENTICIDADE DO LEITE: QUAL A PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES BRASILEIROS?

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar as atitudes de consumidores perante a qualidade do leite produzido no Brasil. 1920 pessoas distribuídas nas diferentes regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste) responderam um questionário de 7 perguntas relacionadas à xenofobia ao leite utilizando uma escala Likert de 7 pontos (1 = discordo extremamente, 7 = concordo extremamente). Diferenças com relação ao nível de confiança nas autoridades de vigilância sanitária brasileira em relação às autoridades internacionais, a autenticidade do leite produzido no Brasil bem como o receio da ingestão de um leite de que nunca se ouviu falar foram observadas pelos consumidores (p<0.05). A análise de componentes principais (PCA) explicou 80.91% em duas dimensões, sendo que os consumidores da região Norte apresentaram atitudes xenófobas, sendo associadas às perguntas “Eu só beberia leite de outro país se estivesse fora do Brasil” e “Confio nas autoridades de vigilância sanitária brasileiras mais que as internacionais” enquanto os consumidores da região Sul foram associados à pergunta “Eu me sinto seguro consumindo leite produzido em outros países” e da Sudeste foram associados à pergunta “Eu confio na qualidade do leite produzido no Brasil”, sendo caracterizados como xenófilos. De forma geral, os resultados sugerem que estratégias específicas devem ser observadas para os consumidores em cada região em relação ao monitoramento da autenticidade e qualidade do leite produzido no território brasileiro.

Referências

Breitenbach, R., Rodrigues, H., & Brandão, J. B. (2018). Whose fault is it? Fraud scandal in the milk industry and its impact on product image and consumption–The case of Brazil. Food Research International, 108, 475-481.

Charlebois, S., & Haratifar, S. (2015). The perceived value of dairy product traceability in modern society: An exploratory study. Journal of dairy science, 98(5), 3514-3525.

Frandsen, L. W., Dijksterhuis, G. B., Martens, H., & Martens, M. (2007). Consumer evaluation of milk authenticity explained both by consumer background characteristics and by product sensory descriptors. Journal of Sensory Studies, 22(6), 623-638.

Handford, C. E., Campbell, K., & Elliott, C. T. (2016). Impacts of milk fraud on food safety and nutrition with special emphasis on developing countries. Comprehensive Reviews in Food Science and Food Safety, 15(1), 130-142.

Hoque, M. Z., & Alam, M. (2018). What determines the purchase intention of liquid milk during a food security crisis? The role of perceived trust, knowledge, and risk. Sustainability, 10(10), 3722.

Kendall, H., Kuznesof, S., Dean, M., Chan, M. Y., Clark, B., Home, R., ... & Frewer, L. (2019). Chinese consumer's attitudes, perceptions and behavioural responses towards food fraud. Food Control, 95, 339-351.

Park, M. S., Kim, H. N., & Bahk, G. J. (2017). The analysis of food safety incidents in South Korea, 1998–2016. Food Control, 81, 196-199.

Song, Y. H., Yu, H. Q., & Lv, W. (2018). Risk analysis of dairy safety incidents in China. Food Control, 92, 63-71.

Yang, Y., Huisman, W., Hettinga, K. A., Liu, N., Heck, J., Schrijver, G. H., ... & van Ruth, S. M. (2019). Fraud vulnerability in the Dutch milk supply chain: Assessments of farmers, processors and retailers. Food control, 95, 308-317.

Zingone, F., Bucci, C., Iovino, P., & Ciacci, C. (2017). Consumption of milk and dairy products: Facts and figures. Nutrition, 33, 322-325.

Downloads

Publicado

2021-01-31

Edição

Seção

Análise Sensorial e Estudos do Consumidor