ANÁLISE SENSORIAL DE PICOLÉ FITNESS SABORES DO CERRADO

Autores

  • Sandra Aparecida Tavares
  • Akylla Oliveira da Silva
  • Karynne Lohan Viana de Oliveira Cunha

Resumo

A importância da nutrição no desempenho e saúde de atletas já se encontra suficientemente documentada na literatura, porém há necessidades de desenvolver produtos diversificados. O objetivo desse trabalho foi produzir picolés de frutos popularmente apreciados no cerrado: murici, cupuaçu e açaí com wey protein, e avalia-los sensorialmente, visando inovar em estratégias dietéticas que possam auxiliar no desempenho dos atletas ou pessoas que praticam atividades físicas regularmente a atingir os seus objetivos consumindo produtos diversificados. A suplementação de atletas utilizando proteínas do soro tem sido uma técnica cada vez mais utilizada por profissionais da área da saúde esportiva. Para verificar a formulação mais aceita foi realizado análise sensorial e intensão de compra com 50 provadores não treinados. O picolé fitness com sabor de cupuaçu foi o mais aceito pelos provadores na grande maioria dos quesitos avaliados, inclusive no que diz respeito à intenção de compra, tornando-se o mais viável comercialmente. O produto deste projeto resultou em uma forma simples e econômica de suplementação, tanto para atletas oficiais quanto extraoficiais.

Referências

Aires, A. G. O. (2010). SORO DE LEITE COMO SUPLEMENTO PROTEICO PARA ATLETAS. Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Rio Grande do Sul.

Antunes, A. J. (2003). Funcionalidade de Proteína do Soro de Leite Bovino. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, p. 137.

Melo Neto, B. A. (2007). Aproveitamento do Soro de Leite de Cabra na Elaboração de Pães de Forma. Paraíba. Dissertação Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Universidade Federal da Paraíba. Paraíba.

Perroni, C. (2013). PROTEÍNA DO SORO DO LEITE: SUPLEMENTO AJUDA A MUSCULATURA E REDUZ LESÕES. Disponível em: www.globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2013/08/proteina-do-soro-do-leite-suplemento-ajuda-musculatura-e-reduz-lesoes

Ruiz, A.F.V.C & Poffo, G. P. (2016). Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, 56:175-194.

Sgarbieri, V. C. (2004) Propriedades fisiológicas funcionais das proteínas do leite. Revista de Nutrição, 4:397-409.

Terada, L. C et al, (2009). Efeitos metabólicos da suplementação do whey protein em praticantes de exercícios com pesos. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, 16:295-304.

Downloads

Publicado

2020-07-17

Edição

Seção

Análise Sensorial e Estudos do Consumidor