Contaminação física em farinha de trigo – Levantamento de reclamações de consumidores em canal eletrônico

Autores

  • Maya Orneles Sato
  • Gustavo Luis Paiva Anciens Ramos
  • Denise Rosane Azeredo Perdomo

Resumo

O perfil do consumidor ao longo dos anos tem sofrido uma transformação muito intensa, influenciada pela intensidade do acesso à informação. Graças à internet, vem ocorrendo uma interação mais “íntima” entre as empresas da cadeia produtiva e seus consumidores finais, e por esse motivo as empresas cada vez mais intensificam e aperfeiçoam seu compromisso com transparência, agilidade e atenção ao consumidor. Este estudo envolveu uma avaliação qualitativa dos dados oriundos de reclamações de consumidores no tocante à presença de matérias estranhas em farinha de trigo no site Reclame Aqui, entre os meses de janeiro de 2014 a dezembro de 2017. Durante a condução do estudo foram computadas 239 reclamações referentes à farinha de trigo, observando-se que ao longo do período pesquisado houve um aumento dessas reclamações, com exceção do ano de 2017. Os registros referentes a presença de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana contabilizaram 24 registros; já àqueles referentes à falhas nas boas práticas, 181 registros. Os dados obtidos demonstraram o despreparo ou ausência de comprometimento tanto da empresa, que aparenta não compreender a gravidade deste tipo de contaminante e mantê-lo sob comercialização, quanto dos órgãos regulatórios, que não fiscalizam de maneira eficiente.

Palavras-chave: Matérias estranhas; farinha de trigo; consumidor

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Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos