SOFTWARES UTILIZADOS EM DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS: DIFERENÇAS ENTRE O BLENDER X FLASH

Autores

  • Ricardo Barcelos CEFETCampos/RJ
  • Alexandre Magno Sant'Anna
  • Eliel Siqueira Rodrigues
  • Hélvio Jerônimo Júnior
  • Vanessa Caroline Braga
  • Ângelo Otávio Nuffer Nunes
  • Emiliano Marcolino Velasco
  • Cristianne B. Lima de Araújo

Palavras-chave:

Blender. Flash. Software Livre. Educação.

Resumo

Os jogos eletrônicos estão cada vez mais inseridos na sociedade brasileira, sejam como novas fontes de investimento e geração de renda ou como caminho para melhorar na qualidade de vida.  O presente artigo tem por objetivo discutir sobre a importância da utilização de jogos educacionais , como forma de motivação do aluno e de aprendizagem. Focando a comparação da utilização de dois softwares que podem ser utilizados no desenvolvimento de jogos educacionais, um software open source e outro o software proprietário, destacando aqui as funcionalidades de ambos.

Biografia do Autor

Ricardo Barcelos, CEFETCampos/RJ

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Campos (1984), graduação em Licenciatura Em Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1988), graduação em Manutenção Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2003). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, tecnologia da informação, qualificação profissional, educação e trabalho e educação.

Downloads

Publicado

02-03-2009

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS