AS REPRESENTAÇÕES INTEGRAIS E O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS LICENCIATURAS EM FÍSICA: UM EXEMPLO SIMPLES BASEADO EM OBSERVAÇÕES EXPERIMENTAIS

Autores

  • Daniel Palma Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis/RJ
  • Maria Stella N. Oliveira
  • Vitor L.B de Jesus

Palavras-chave:

Representações integrais, Pêndulo simples, Experimento de baixo custo

Resumo

É comum nas instituições de ensino superior onde são oferecidos cursos de licenciatura em física serem oferecidas três ou, no máximo, quatro disciplinas de cálculo diferencial e integral, além de uma disciplina de cálculo vetorial e uma de geometria analítica. Mesmo com essa carga de disciplinas de matemática, alguns assuntos importantes para o futuro professor não são abordados, sendo vistos apenas em cursos pós-cálculo, oferecidos quase que exclusivamente em cursos de bacharelado em física. No presente trabalho será discutido o pêndulo simples. Um assunto comumente lecionado no ensino médio, abordados com mais detalhes nos cursos superiores de física e engenharia, mas que aqui se apresenta com uma abordagem matemática um pouco mais sofisticada. Pretende-se mostrar o ganho que existe na discussão desse exemplo com um mínimo aprendizado adicional de matemática, além de comparar os resultados obtidos utilizando um experimento de baixo custo, realizável em qualquer laboratório didático de física, com as diferentes aproximações matemáticas propostas.

Biografia do Autor

Daniel Palma, Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis/RJ

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Física teórica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Engenharia nuclear - Física de reatores pela Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia (COPPE/UFRJ). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis/RJ atuando em todos os níveis de ensino. Tem experiência na área de Física-Matematica e Engenharia Nuclear, com ênfase em Física de Reatores, atuando principalmente nos seguintes temas: física de reatores, funções de alargamento Doppler, fatores de auto-proteção e métodos matemáticos.

Downloads

Publicado

09-02-2009

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS