Estudo fitoquímico do maracujá-amarelo (Passiflora edulis Sims forma flavicarpa O. Deg. - Passifloraceae) e perfil cromatográfico de sucos de maracujá.

Autores

  • Maria Cleonice B.S. Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Camila Q. dos Santos Gama

Resumo

 

Passiflora edulis Sims forma flavicarpa O. Deg. pertence à família Passifloraceae. No Brasil, as espécies de Passiflora são conhecidas popularmente como maracujá, apresentando uso tradicional importante como ansiolítico e sedativo. O objetivo desse trabalho foi realizar testes de prospecção fitoquímicos e analisar o perfil cromatográfico da espécie nos extratos hidroetanólicos do pericarpo, das sementes e dos sucos industrializados de diferentes marcas. Os resultados da prospecção fitoquímica foram coerentes em relação aos dados da literatura com exceção das saponinas, onde não foi encontrado nenhum dado sobre sua provável existência no pericarpo de Passiflora edulis f. flavicarpa, descrevendo-se apenas para espécie Passiflora edulis

. O perfil cromatográfico em cromatografia em camada fina (CCD) revelou semelhanças entre os quatro extratos analisados e na identificação de possíveis alcaloides. Há a possibilidade de que os alcaloides observados não sejam somente do tipo indólicos ou que possa ter ocorrido à interferência dos possíveis glicosídeos cianogênicos também encontrados na literatura.

 

Downloads

Publicado

07-10-2015

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS