USO DE GRUPO DE DISCUSSÃO NO ENSINO REGULAR COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA ALÉM DA SALA DE AULA

Autores

  • Lêda Glicério Mendonça CEFETEQuímica/RJ - Centro Federal de educação Tecnológica de Química de Nilópolis/RJ
  • Sidnei Quezada Meireles Leite CEFETEQuimica/RJ

Palavras-chave:

grupo de discussão, educação tecnológica, práticas pedagógicas, internet.

Resumo

O uso da internet na educação está em franca expansão, estando cada vez mais presente no cotidiano escolar. A origem dessa prática pedagógica é semelhante em todo mundo, salvaguardando-se as características de cada nação. Este artigo tem o objetivo de discutir a utilização de grupos de discussão como estratégia de ensino complementar, em ensino técnico (médio profissionalizante) e tecnológico (graduação tecnológica). Foi observado que os alunos são mais estimulados a continuarem os estudos em seus lares, inclusive com discussões e debates realizados por e-mail, através do grupo de discussão. Outro fato importante é a necessidade de uma formação apropriada do professor que irá atuar como mediador, para conseguir responder à demanda.

Biografia do Autor

Lêda Glicério Mendonça, CEFETEQuímica/RJ - Centro Federal de educação Tecnológica de Química de Nilópolis/RJ

graduada em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1990) e em Licenciatura em Química (2006). Atualmente é professora de ensino médio, técnico e graduação tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Ensino de Ciências (Especialização e Mestrado). Atualmente assume a Coordenação Geral de Inovação Tecnológica na Direção de Pós-Graduação e Pesquisa do CEFETQuímica/RJ.

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Publicado

27-12-2022

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS