ATIVIDADES PRÁTICAS EM LIVROS DIDÁTICOS ATUAIS DE BIOLOGIA: INVESTIGAÇÕES E REFLEXÕES
Palavras-chave:
ensino de biologia, atividades práticas, livros didáticosResumo
Este trabalho faz parte das investigações desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Divulgação das Ciências da Natureza do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis – RJ, Unidade Maracanã, que vem discutindo os papéis e valores atribuídos às atividades práticas no contexto da educação científica. Objetivou-se quantificar e avaliar as atividades práticas presentes em livros didáticos de Biologia voltados para o ensino médio, recomendados pelo Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio – PNLEM/2007. Foram conferidos 9 obras, utilizando categorias analíticas, adaptadas pelos autores, apoiadas em Hodson (1988). Buscou-se reconhecer como as atividades práticas encontradas tratavam seus enfoques pedagógico e/ou metodológico. O enfoque pedagógico foi subdividido em três categorias: cognitiva, procedimental e motivacional. No enfoque metodológico, procurou-se classificar as atividades em: demonstração, verificação e descoberta. Foram encontradas e selecionadas 220 atividades, em seu total. Reconhece-se a presença de heterogeneidade de padrões nos livros, assim como diferenças da disponibilização das mesmas nas diferentes coleções. Parte-se do suposto que, no contexto do Ensino de Ciências/Biologia estas atividades são frequentemente valorizadas, mas nem sempre são efetivamente propostas, realizadas ou mesmo discutidas de forma reflexiva, assim como pouco se discute sobre suas finalidades. Este enfoque foi privilegiado em outra conjuntura educacional em nosso país e sugere-se ser importante retomar estas discussões para construção de novas práticas escolares.
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Copyright (c) 2009 Revista Eletrônica Perspectivas da Ciência e Tecnologia - ISSN: 1984-5693
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