CIANO QUIZ: UM JOGO DIGITAL SOBRE CIANOBACTÉRIAS COMO INTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Poliana Rodrigues Nunes Faculdades Promove Sete Lagoas. Minas Gerais
  • Andréa Carla Leite Chaves Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. PUC-Minas

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.447

Resumo

O presente artigo descreve o processo de elaboração, aplicação e avaliação de um jogo pedagógico digital – Ciano Quiz – destinado aos alunos do ensino médio. Seu objetivo é contribuir para uma abordagem lúdica e contextualizada dos impactos no meio ambiente e na saúde humana da contaminação das águas com cianobactérias. Para a elaboração deste recurso didático, levou-se em consideração a relevância da contextualização e da transversalidade na educação ambiental, sob os ditames dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e o uso de jogos e de recursos multimídia interativos como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. Além do jogo, foi elaborado um tutorial para os professores, visando a facilitar o uso do jogo de forma construtiva e produtiva no contexto escolar. Em seguida à aplicação do jogo para alunos do ensino médio, foram avaliados aspectos pedagógicos do jogo e a aprendizagem sobre a temática trabalhada no jogo. A avaliação pedagógica revelou que os alunos consideraram que o Ciano Quiz: representa uma possibilidade de participação em uma atividade que foge da metodologia tradicional; é motivador, e traz um assunto interessante que tem relação com seu cotidiano; faz pensar sobre ações do dia-a-dia e colabora para que haja mudanças de atitudes na vida. A avaliação da aprendizagem mostrou que o jogo favoreceu a assimilação de conhecimentos específicos sobre a temática abordada. Espera-se que os recursos didáticos apresentados neste trabalho sejam úteis para aumentar o interesse dos professores para o uso de recursos digitais com temáticas relacionadas ao meio ambiente, especialmente aquelas que envolvam o problema da floração de cianobactérias e sua importância para a preservação de recursos hídricos. Finalmente, espera-se que a utilização do jogo Ciano Quiz, contribua para o aprimoramento dos conhecimentos e para o desenvolvimento de habilidades e competências nas áreas da educação ambiental e da saúde, aspectos importantes para a construção da cidadania.

Biografia do Autor

Poliana Rodrigues Nunes, Faculdades Promove Sete Lagoas. Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Montes Claros UNIMONTES (2005).É mestre pelo Programa de mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase em Biologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013).Pós-graduação em botânica(2010)-interrompida. Professor há 9 anos da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais e professor de biodiversidade e princípios de Limnologia do curso de gestão ambiental da Faculdade Promove.Experiência como docente nas disciplinas de ciências, biologia, educação ambiental, educação sexual, química, parasitologia . imunologia e genética. Atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Educação ambiental e saúde, contaminação das águas, novas metodologias que atuam no processo ensino/aprendizagem dos discentes, de objetos de aprendizagem digitais e não digitais e cianobactérias e seus impactos no meio ambiente e na saúde humana. Trabalhei no desenvolvimento de materiais para o Pronatec-Coltec/UFMG para o eixo meio ambiente e saúde e elaborei um jogo digital sobre cianobactérias voltado para os alunos do ensino médio.

Andréa Carla Leite Chaves, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. PUC-Minas

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto (1990), Mestrado (1994) e Doutorado (1999) em Bioquímica/Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-Doutorado no Centro de Pesquisas René Rachou-FIOCRUZ-MG. Atualmente é professora adjunto V e pesquisadora em cursos de Graduação e Pós-Graduação na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na PUC/Minas como professora e orientadora.Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Biologia Molecular, Parasiltologia, Imunologia e Ensino de Ciências e Biologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Bioquímica, Biologia Geral, Biologia Molecular, Ensino/Aprendizagem e Tecnologias no Ensino de Ciências/Biologia e Educação para a Saúde.

Downloads

Publicado

2017-02-17

Como Citar

Nunes, P. R., & Chaves, A. C. L. (2017). CIANO QUIZ: UM JOGO DIGITAL SOBRE CIANOBACTÉRIAS COMO INTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(3), 324–349. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.447

Edição

Seção

Produto Educacional