CIANO QUIZ: UM JOGO DIGITAL SOBRE CIANOBACTÉRIAS COMO INTRUMENTO PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.447Resumo
O presente artigo descreve o processo de elaboração, aplicação e avaliação de um jogo pedagógico digital – Ciano Quiz – destinado aos alunos do ensino médio. Seu objetivo é contribuir para uma abordagem lúdica e contextualizada dos impactos no meio ambiente e na saúde humana da contaminação das águas com cianobactérias. Para a elaboração deste recurso didático, levou-se em consideração a relevância da contextualização e da transversalidade na educação ambiental, sob os ditames dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e o uso de jogos e de recursos multimídia interativos como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. Além do jogo, foi elaborado um tutorial para os professores, visando a facilitar o uso do jogo de forma construtiva e produtiva no contexto escolar. Em seguida à aplicação do jogo para alunos do ensino médio, foram avaliados aspectos pedagógicos do jogo e a aprendizagem sobre a temática trabalhada no jogo. A avaliação pedagógica revelou que os alunos consideraram que o Ciano Quiz: representa uma possibilidade de participação em uma atividade que foge da metodologia tradicional; é motivador, e traz um assunto interessante que tem relação com seu cotidiano; faz pensar sobre ações do dia-a-dia e colabora para que haja mudanças de atitudes na vida. A avaliação da aprendizagem mostrou que o jogo favoreceu a assimilação de conhecimentos específicos sobre a temática abordada. Espera-se que os recursos didáticos apresentados neste trabalho sejam úteis para aumentar o interesse dos professores para o uso de recursos digitais com temáticas relacionadas ao meio ambiente, especialmente aquelas que envolvam o problema da floração de cianobactérias e sua importância para a preservação de recursos hídricos. Finalmente, espera-se que a utilização do jogo Ciano Quiz, contribua para o aprimoramento dos conhecimentos e para o desenvolvimento de habilidades e competências nas áreas da educação ambiental e da saúde, aspectos importantes para a construção da cidadania.