O ENEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA RECOMENDADOS PELO PNLD 2015

Autores/as

  • Vailton Afonso da Silva Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Salinas
  • Maria Inês Martins Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Puc Minas
  • Edivaldo Lima Máximo Intituto Federal do Norte de Minas Gerais - Salinas

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.513

Palabras clave:

ENEM, Questões de Física, Livros Didáticos, PNLD.

Resumen

O ENEM é, atualmente, o exame de larga escala mais relevante do país, particularmente, por seu valor estratégico como “moeda de troca” para o ingresso da Educação Superior, materializado, sobretudo através do Programa Universidade para Todos (PROUNI) para instituições privadas e do Sistema de Seleção Unificado (SISU) para instituições públicas, totalizando, de acordo com o MEC, 9.519.827 inscritos em 2014. Procura-se investigar como o ENEM tem sido explorado nas 14 (quatorze) Coleções de Física recomendadas na última edição do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLD 2015).  Além disso, nas obras coincidentes, faz-se uma comparação sobre o uso do ENEM com a edição anterior do Programa (PNLD 2012). As questões do ENEM foram mapeadas nas Coleções, verificando além de sua frequência, sua forma de apresentação, organização e exploração pedagógica nas obras didáticas. Verifica-se que os autores têm incorporado em suas coleções, pouco do universo de questões de Física aplicadas nas 17 edições do ENEM (desde 1998, contabilizadas duas provas em 2009). Observa-se que as coleções de Física recomendadas pelo PNLD 2015, de modo geral, repetindo o observado em coleções do PNLD 2012, pouco exploram o ENEM, excetuando-se três Obras com uma maior quantidade de itens, ainda que no final do volume, como atividade complementar. Não obstante a relevância do ENEM, não foram observados avanços significativos em sua utilização nas 10 (dez) obras recomendadas nas duas últimas edições do PNLD.

Biografía del autor/a

Vailton Afonso da Silva, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Salinas

Possui graduação em Física e Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Pós-Graduação "stricto sensu" (Mestre em Ensino de Física) pela PUC Minas. Atualmente, é Professor Efetivo do Inst. Fed. Norte de Minas Gerais, Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Ensino de Ciências e Matemática; Coordenador de Área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Tem experiência na área de Educação com ênfase em ensino de Física.

Maria Inês Martins, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Puc Minas

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1979), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e servidor ad hoc do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. É lider do grupo de pesquisa (CNPq) Livros Didáticos de Ciências e Matemática.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, bem como na área de Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: livros didáticos e exames de larga escala.

Edivaldo Lima Máximo, Intituto Federal do Norte de Minas Gerais - Salinas

Graduando em Licenciatura em Física pelo Insituto Federal do Norte de MInas Gerais - Campus Salinas. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é Técnico do Laboratório de Física do IFNMG.

Publicado

2017-02-17

Cómo citar

da Silva, V. A., Martins, M. I., & Máximo, E. L. (2017). O ENEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA RECOMENDADOS PELO PNLD 2015. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 7(3), 200–211. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2016.v7i3.513

Número

Sección

Artigos Científicos